quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Churches, cathedrals.... tag

Hoje recebi postais da China, dos quais não gostei muito, e um de Barcelona, muito do meu agrado, enviado pelo "luiseme". Quando fui a Barcelona não vi esta catedral.

"A Catedral de la Santa Cruz e Santa Eulalia, também chamada, ao invés de catedral, Seo ou Seu em língua catalã, é a catedral gótica de Barcelona, sede do arcebispado de Barcelona, em Espanha.
A catedral foi construída durante os séculos XIII ao XV sobre a antiga catedral românica, edificada por sua vez sobre uma igreja da época visigoda e esta precedeu uma basílica paleocristiana, cujos restos podem ser vistos no subsolo, no Museu de História da Cidade. A fachada de estilo neo-gótico, entretando, é muito mais moderna (século XIX).
Está dedicada à Vera Cruz ou Santa Cruz (curz que Jesus foi executado) e a Santa Eulália, patrona da cidade de Barcelona (atualmente é mais celebrada como a Virgem da Mercedes que, estritamente, é patrona da Arquidiocese de Barcelona), uma jovem donzela que, de acordo com a tradição católica, sofreu o martírio durante a época romana. Uma de tais histórias conta que foi exposta nua no forum da cidade e que milagrosamente, na primavera, caiu uma nevada que cubriu sua nudez. As enfurecidas autoridades romanas meteram-na num barril com vidros partidos, cravos e lançaram o barril costa abaixo."-
in: wikipédia

Sem comentários: