sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Santiago do Cacém - Portugal

Os postais de hoje, enviados pelo Américo, vieram de Santiago do Cacém, uma cidade nova na minha lista de cidades de Portugal. Desta vez não preciso recorrer à wikipédia, o Américo adicionou bastante informação sobre os locais de cada um dos postais.

Castelo e Igreja Matriz de Santiago do Cacém. O castelo foi contruído pelos Árabes no século VIII. Em 1158 foi conquistado aos Mouros por D. Afonso Henriques, em 1191 voltou para os Mouros tendo sido definitivamente reconquistado em 1217 pelos frades cavaleiros da Ordem de Santiago, a quem D. sancho I já tinha doado em 1186. Por este motivo, em 1217 ao topónimo Cacém, se acrescentou Santiago.

Ruas típicas de centro histórico de Santiago do Cacém e Fonte da Nª Srª do Monte. O castelo influência todo este núcleo histórico uma vez que todas estas ruas convergem para ele, sinal da segurança que ele transmitia.

Santiago do Cacém é um concelho maioritariamente rural que se estende por 11 freguesias, ocupando uma área que se estende da litoral, Lagoa de Stº André, ao interior, Alvalade do Sado.

Sem comentários: