domingo, 16 de julho de 2023

Split - Croácia

Enquanto não volto à Croácia, continuo a viajar pelo país em postais. Agora vamos a Split.
Split é a segunda maior cidade da Croácia, a maior cidade da Dalmácia e a maior cidade da costa croata. Situa-se na costa oriental do Mar Adriático e estende-se por uma península central e seus arredores.
 
Desde a Roma Antiga que Split demonstrou ser um cenário irresistível para imperadores, reis e mestres artistas construírem grandes edifícios. O resultado é uma cidade cheia de tesouros arquitetónicos que nos sublima assim que admiramos a riqueza deste património histórico.

O tempo parece ter parado em Split e as muralhas com mais de 1700 anos pouco mudaram. Por ser a segunda cidade arqueológica romana mais bem preservada do mundo, superada apenas por Roma, não admira que seja Património da Humanidade UNESCO. O Centro Histórico, juntamente com o Palácio de Diocleciano, está classificado desde 1979.

O Palácio foi a residência imperial fortificada construída pelo imperador Diocleciano com o objetivo de lá viver após sua abdicação voluntária em 305. Após sua morte, outros imperadores e suas famílias viveram lá. 
O Peristilo, neste postal, é o coração do palácio. 
 
 Perto do Portão de Ouro, destaca-se a estátua de Gregório de Nin, um bispo croata do séc. X, assinada pelo famoso escultor Ivan Mestrovic, o Miguel Ângelo croata. A estátua de 8,5 metros de altura é muito procurada pelos turistas, como mostra o dedo do pé da estátua. Diz-se que esfregar o dedo do pé da estátua traz boa sorte.

Sem comentários: