segunda-feira, 13 de março de 2023

Ponte Carlos - Praga

Já falei tantas vezes de lugares que quero voltar a visitar, onde deixei coisas por ver e onde quero voltar a tirar fotos. Praga é certamente uma dessas cidades. Um dia eu volto. 
 
A Ponte Carlos é a ponte mais antiga de Praga e a segunda ponte mais antiga existente na República Checa. 
 
A sua construção começou em 1357 a pedido do rei Carlos IV e foi finalizada no início do século XV. Sendo ela a única forma de atravessar o rio Moldava, a Ponte Carlos transformou-se na via de comunicação mais importante entre a Cidade Velha, o Castelo de Praga e as zonas adjacentes até 1841.

 Originalmente, esta via de comunicação foi chamada de Ponte de Pedra (Kamenný most) e Ponte de Praga (Pražský most), mas leva sua denominação actual desde 1870.
A ponte têm uma longitude de 516 metros, e a sua largura é quase 10 metros, apoiando-se em 16 arcos. Está protegida por 3 torres distribuídas entre os dois lados, duas delas em Malá Strana e as restantes na Cidade Velha. A torre localizada no lado da Cidade Velha é considerada por muitos como uma das construções mais impressionantes da arquitectura gótica no mundo. 

CZ-357462, enviado pela Jana.
A ponte está decorada por 30 estátuas situadas em ambos os lados. Entre elas destaca-se a estátua de São João de Nepomuceno. Diz-se que quem conseguir colocar a palma da mão na cruz de maneira que cada dedo toque uma das estrelas, vai ter seus desejos satisfeitos. Se não conseguirem fazer isso, há também a opção de tocar no relevo de bronze na base da estátua para conseguir alguma sorte.
Esta estátua não foi instalada aqui por acaso – foi da Ponte Carlos, que o corpo do santo foi atirado ao rio Moldava. A lenda conta que não queria revelar o segredo da rainha no confessionário e por isso foi torturado.

A maioria das estátuas foram realizadas entre 1683 e 1714 e são em estilo barroco, representam vários santos e patronos venerados naquela época.A partir de 1965, todas as estátuas foram sendo substituídas com réplicas, sendo exibidas as obras originais no Museu Nacional." in: wikipédia.

Sem comentários: