quarta-feira, 12 de julho de 2023

Dubrovnik - Croácia

Muito antes da febre da Guerra dos Tronos, já Dubrovnik era conhecida como a "Pérola do Adriático". As praças, os becos estreitos, os telhados de telhas vermelhas, as suas imponentes muralhas e catedrais, a arquitectura, fazem dela um dos destinos mais famosos e populares da costa Adriática. 
A Raquel andou pela Croácia o mês passado e enviou-me o primeiro postal. Os outros foram enviados pela Christina, pela Christa e pela Natalia. 

A 'Pérola do Adriático', situada na costa da Dalmácia, tornou-se uma importante potência marítima do Mediterrâneo a partir do século XIII. Embora severamente danificada por um terremoto em 1667, Dubrovnik conseguiu preservar suas belas igrejas góticas, renascentistas e barrocas, mosteiros, palácios e fontes. Danificada novamente na década de 1990 durante a guerra dos Balcãs, foi objecto de um programa de restauração para devolver a cidade ao seu estado e glória original. 
Está classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1979.
 
Dubrovnik sempre foi uma das cidades costeiras mais importantes do Mediterrâneo. Foi cidade-estado na Idade Média e a sua fama e influência rivalizava com a de Veneza na época áurea dos séculos XVI e XVII. Muita da fortuna vinha do próspero comércio marítimo.
Quem viesse do mar tinha que respeitar os dois quilómetros de sólidas muralhas seiscentistas que rodeavam uma cidade evoluída, limpa e de beleza ímpar. Apesar de cobiçada, as Muralhas de Dubrovnik nunca foram transpostas por inimigos, até investidas otomanas foram goradas. - in: https://www.vagamundos.pt
 
 
As imponentes muralhas de Dubrovnik são um dos motivos que qualificaram a cidade para a lista do Património Mundial e são uma das atrações mais conhecidas, agora mais do que nunca, graças à Guerra dos Tronos.  
Construídas no século  e modificadas nos séculos XIII  e XIV, estas formidáveis muralhas – de até seis metros de altura em alguns lugares e até seis metros de espessura – forneciam uma defesa sólida contra invasores. Totalizando quase dois quilómetros de extensão, as muralhas da cidade de Dubrovnik são um ótimo local para um passeio e oferecem inúmeras vistas excelentes do Adriático e do centro antigo da cidade. Levará cerca de uma hora para fazer o circuito completo ao longo das muralhas.
 

Outra coisa divertida a fazer ao visitar a cidade é ir para as colinas - via teleférico. O teleférico de Dubrovnik leva os visitantes bem acima da Cidade Velha, subindo a Srd Hill, com as vistas ficando cada vez melhores à medida que se sobe. Em menos de 10 minutos podem ter esta vista ;) 

Sem comentários: