terça-feira, 16 de setembro de 2008

Avignon - França

Segundo post do dia para mostrar o postal que recebi hoje. Mais um unesco novo da França enviado pela Sylvie "pazzolina".

Este é o Palácio dos Papas classificado como Património Mundial da Humanidade juntamente com o Paço Episcopal e a Ponte de Avignon.

"O Palácio dos Papas ou Palais des Papes, em Avignon é uma das maiores e mais importantes construções góticas da Europa.
Avignon tornou-se a residência dos Papas em 1309, quando o Papa Clemente V, não querendo voltar a Roma depois do caos de sua eleição, mudou a Corte Papal para esta cidade. Os seus sucessores, João XXII e Bento XII, construíram o palácio, que ficou finalizado em 1364, com o trabalho do arquitecto Pierre Poisson de Mirepoix.
Os Papas saíram de Avignon em 1377, voltando para Roma, o que levou ao chamado Grande Cisma do Ocidente, no qual os Antipapas fizeram de Avignon a sua sede. O lugar depois voltou a ser propriedade da Igreja. Na Revolução Francesa, foi saqueado pelas forças revolucionárias. Em 1791, tornou-se o local de um massacre de contra-revolucionários cujos corpos foram jogados no Tour des Latrines, localizado na parte velha do Palácio.
O Palácio foi depois tomado por Napoleão e utilizado como quartel e prisão. Na Terceira República Francesa, muitas das obras de arte e frescos foram destruídos ou cobertos. Em 1906, tornou-se um museu nacional e permanece em constante restauração, mas aberto ao público." - in:
wikipédia

Desta vez em vez de mostrar só os selos, mostro também o envelope. Este é muito bonito e ao contrário dos outros envelopes, não vai para reciclar :) Gosto tanto do envelope como do postal.

Sem comentários: