terça-feira, 2 de setembro de 2008

Unescos de França e Espanha

Depois de uma noite quase em branco e de uma manhã que não correu lá muito bem, sabe bem chegar a casa e ter uns postais bonitos à nossa espera. São 2 unesco novos, 1 da França e outro da Espanha, enviados pela querida Valerie "octabis". Ela é tão simpática que até sonho com ela ;)

A via Lemovicensis (ou via lemosina, também via de Vézelay) é o nome latino de 1 dos 4 caminhos franceses do Caminho de Santiago de Compostela. Passa por Limoges, de onde vem o seu nome, mas o seu lugar de reunião e saída é a Abadia de la Madeleine en Vézelay. Atravessa o país etapa após etapa até à aldeia basca de Ostabat, onde se junta com a via Turonensis.

O Caminho de Santiago de Compostela, tanto em França como em Espanha, é Património Mundial da Humanidade desde 1993.


O Palácio da Música Catalã em Barcelona é a "única sala de concertos da Europa iluminada por luz natural. Este verdadeiro palácio da música foi desenhado pelo modernista Lluís Domènech Montaner e terminado em 1908. A originalidade e a beleza invadem todo o edifício mas o que mais se destaca é o tecto do auditório do primeiro piso, com uma gigantesca cúpula invertida, toda em vitrais que representam um coro de anjos. Os grandes espectáculos de música clássica acontecem aqui." - in: http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/70/cidreg/article.jhtml?articleID=128861

O Palácio é classificado pela Unesco como Património Mundial da Humanidade desde 1997 juntamente com o Hospital de Sant Pau.

Sem comentários: