sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ilha do Pessegueiro

A minha wishlist à la portuguesa ficou mais pequena com a chegada de mais este postal. Gosto de vários tipos de postal, mas gosto especialmente de postais com monumentos e qualquer tipo de património histórico, por isso mesmo, este forte da Ilha do Pessegueiro estava na lista. Obrigada Ana "ninocas".

"A ilha do Pessegueiro localiza-se na costa do Alentejo Litoral, ao largo da freguesia de Porto Covo. A ilha, assim como a costa adjacente, faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Os estudiosos acreditam que a ocupação desta costa remonta a navegadores cartagineses. À época da Invasão romana da Península Ibérica, a ilha abrigou um pequeno centro pesqueiro, conforme atestam os vestígios, recentemente descobertos, de tanques de salga.
A partir de 1590, foi iniciado, em posição dominante na ilha, a edificação do Forte do Pessegueiro, também conhecido como Forte de Santo Alberto do Pessegueiro ou Forte da Ilha de Fora. Este forte cruzava fogos, no continente, com outro forte marítimo: o Forte de Nossa Senhora da Queimada do Pessegueiro, em posição dominante sobre a praia do Pessegueiro.
Ambos faziam parte de um projecto maior de defesa da Costa Vicentina, que compreendia um porto artificial ao abrigo de um molhe de pedra que ligaria a ilha do Pessegueiro à ilhota fronteira (penedo do Cavalo) e esta ilhota ao continente." - in
: wikipédia

Sem comentários: