segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Assis - Itália

Para começar a semana, hoje recebi um postal de Itália que é um local unesco novo. O postal foi enviado pelo Federico "fedow" e mostra a Basílica de São Francisco de Assis em Assis.

"Assis é uma cidade e sé episcopal no flanco ocidental do Monte Subasio, na região da Umbria, província de Perugia. É famosa por ter sido o local de nascimento de São Francisco de Assis, que aí fundou a Ordem dos Franciscanos em 1208, e de Santa Clara de Assis, fundadora da Ordem das Clarissas.

A Basílica de São Francisco de Assis é a igreja-mãe da Ordem Franciscana e um Património da Humanidade desde 2000.
A construção da basílica começou logo após a canonização de São Francisco de Assis em 1228. Simone di Pucciarello doou o local para a igreja, uma colina a oeste da cidade de Assis, conhecida como Colina do Inferno (onde os criminosos eram mortos). Hoje, o local é conhecido como Colina do Paraíso. A pedra fundamental foi posta pelo Papa Gregório IX, em 17 de Julho de 1228. A basílica inferior foi terminada em 1230. No dia de Pentecostes, em 25 de Maio de 1230, o corpo de São Francisco de Assis foi trazido para o local. A construção da basílica superior começou logo após 1239 e foi finalizada em 1253. Sua arquitectura é uma síntese do Românico e do Gótico Italiano. Os Frades Franciscanos Conventuais são os gardiães dos restos mortais do Santo de Assis. Em 26 de setembro de 1997, Assis foi atingida por um terremoto e a basílica teve muitos danos, sendo fechada por dois anos para restauração." - in:
wikipédia

Sem comentários: