quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Guarda - 809 anos

Este é um post especial dedicado à minha linda cidade, porque hoje faz anos. Faz hoje 809 anos que D. Sancho I deu foral à Guarda.
Apercebi-me agora que não tenho muitos postais da Guarda :o, não se admite, tenho que remediar a situação. Por enquanto, ficam aqui 4 dos que tenho.

Tinha que começar com um postal da Sé. Conheço esta Sé desde sempre, mas sempre que passo por esta praça, fico feita parva a olhar para ela. Gosto dela!! "A construção da actual Sé da Guarda remonta aos finais do século XIV (1390), já no reinado de João I de Portugal. As obras arrastaram-se lentamente e só no reinado de D. João III seriam concluídas, já em pleno século XVI (1540), sendo por isso um dos monumentos portugueses dos últimos tempos do gótico, com evidências claras da influência manuelina." - in: wikipédia

A Guarda é a cidade mais alta do país, está a 1056 metros de altitute e é precisamente a esta altitude que se encontra a Torre de Menagem. Esta Torre, de estilo românico-gótico, foi construída em 1290, no reinado de D. Afonso II.

Para além da Torre de Menagem, existe ainda na cidade, a Torre dos Ferreiros, alguns panos de muralha e estas duas portas. Durante o século XIX, com o crescimento da cidade, começaram a ser demolidas parte das muralhas do castelo, com a explosão das rochas que lhes serviam de alicerce para a abertura de ruas e a construção de edificações.

Finalmente e apesar de haver mais coisas para mostrar, termino com este postal da Parque Municipal. Passei aqui muitos momentos quando andava a estudar porque parque fica mesmo ao lado do liceu onde estudei. Nos invernos mais frios a água do lago chega a congelar e alguns mais destemidos, chegam mesmo a andar de cima do gelo. No verão, costumam realizar-se aqui alguns concertos, este ano vi lá os Santos e Pecadores, durante as festas da cidade.
Parabéns Guarda :D

Sem comentários: