quinta-feira, 5 de maio de 2022

Templo do Céu - China

Foi no longínquo ano de 2008 que recebi o meu primeiro postal do Templo do Céu. Desde então recebi uns quantos deste tempo e apesar de haver mais para ver, todos mostram o Salão das Orações pelas Boas Colheitas. O primeiro postal é um oficial recebido há poucos dias, o segundo foi enviado pelo Zhuang, o tal postal recebido em 2008, e o último foi enviado pela Ariana durante as suas férias na China em 2012.
 
CN-3349388, enviado pelo JinZhu.
"O Templo do Céu é um complexo de templos taoístas em Pequim, o maior do seu género em toda a República Popular da China. Foi construído no ano 1420 e tanto a Dinastia Ming como a Dinastia Qing o utilizaram para pedir a intercessão celestial para as colheitas (na Primavera) e dar graças ao Céu pelos frutos obtidos (no Outono). 
 
Desde 1998 que é considerado Património da Humanidade pela UNESCO. Está situado no parque Tiantan Gongyuan, a sul de Pequim.
O Templo do Céu inclui a norte a Sala de Oração pelas Boas Colheitas; a sul, o Altar Circular e a Abóbada Imperial Celestial. O conjunto está rodeado de uma muralha interior e outra exterior formadas por uma base rectangular que simboliza a Terra, rematadas com formas arredondadas para simbolizar o Céu. As muralhas dividem o recinto em duas zonas: a interior e a exterior. 

 
 A Sala das Orações pelas Boas Colheitas é talvez o edifício mais conhecido de todo o conjunto e um dos mais representativos da cidade de Pequim. Trata-se de uma construção circular, de diâmetro de 30 metros e altura de 38 metros. Construído sobre três terraços circulares de mármore branco, o edifício ergue-se sobre 28 pilares de madeira e muros de ladrilho. Não tem nenhuma viga. A sala tem um triplo telhado construído com telhas de cor azul e está rematado por uma bola dourada na sua cúpula. Este edifício foi destruído por um incêndio em 1899 e reconstruído no ano seguinte." - in - wikipédia

Sem comentários: