domingo, 30 de novembro de 2008

Kaliningrado - Rússia

Este é um dos primeiros postais russos que recebi e foi enviado pela Nataly "ElSol", com quem troquei alguns postais. Este edifício parece uma igreja mas no postal diz que é uma sala de concertos.

"Kaliningrado é a capital da província russa de Kaliningrado, exclave russo entre a Polónia e a Lituânia, à beira do Mar Báltico.
Fundada em 1255 pelos Cavaleiros Teutónicos sob o nome de Königsberg (montanha do rei), desde 1466 até 1656 parte da Polónia. Foi a capital da Prússia Oriental, e depois fez parte do Império alemão a partir de 1871.
É famosa por ter tido entre os seus habitantes o filósofo Immanuel Kant.
A cidade e sua população sofreram no final da Segunda Guerra Mundial os severos bombardeamentos aliados, e a seguir uma repressão intensa dos soviéticos, que tentaram exterminar ou expulsar a população.
Foi rebatizada Kaliningrado (do nome do presidente do Comité Central do Partido Comunista, Mikhail Kalinin) após a Segunda Guerra Mundial, quando a URSS anexou os territórios da região (região de Kaliningrado)." - in:
wikipédia

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Argentina, Turquia e Alemanha

Hoje na caixinha de correio estavam estes 3 postais. Gostei bastante dos 3. Agora, postais só na terça-feira!!
Este é o meu 3 postal da Argentina e é o 1º a ser enviado de lá, os outros foram enviados do Brasil. Foi enviado pela Tereza "sati", uma brasileira que fez uma curta viagem até Buenos Aires. Ela fez uma lotaria e eu fui uma das vencedoras. Gostei muito do postal. Aqui pode ver-se o Bairro Recoleta; o Obelisco; o Bairro Caminito; a Casa Rosada que é a sede da presidência da República Argentina, em Buenos Aires; Tango; o Bairro Palermo; A Praça de Maio; Puerto Madero e outra vez o Bairro Palermo.

Este postal de Istambul foi uma completa surpresa, até porque a pessoa que o enviou, a Gokçe, deixou de ser activa no postcrossing mas disse que queria trocar postais e corresponder-se comigo.
A Mesquita de Suleiman, é uma mesquita imperial otomana situada na terceira colina de Istambul. É a segunda maior mesquita da cidade e uma das mais conhecidas.
Foi mandada construir pelo sultão Suleiman I, denominado O Magnífico. A construção começou em 1550 e terminaram em 1557.
E para terminar temos mais um postal da Alemanha. Este foi enviado pela Brigitte "apperveilchen" e mostra algumas imagens de Essen, dando particular destaque às Minas de Carvão de Zollverein. Estas minas são Património Mundial da Humanidade desde 2001, e são um dos pontos mais importantes da Rota Europeia da Herança Industrial.
A 1ª mina de carvão foi fundada em 1847, e esteve activa desde 1851 até dezembro de 1986. O poço 12, construído en estilo Bauhaus, foi aberto em 1932 e é considerado uma obra prima ao nível da arquetectura e da técnica. Estas minas são conhecidas como as minas de carvão mais bonitas do mundo.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Guarda - 809 anos

Este é um post especial dedicado à minha linda cidade, porque hoje faz anos. Faz hoje 809 anos que D. Sancho I deu foral à Guarda.
Apercebi-me agora que não tenho muitos postais da Guarda :o, não se admite, tenho que remediar a situação. Por enquanto, ficam aqui 4 dos que tenho.

Tinha que começar com um postal da Sé. Conheço esta Sé desde sempre, mas sempre que passo por esta praça, fico feita parva a olhar para ela. Gosto dela!! "A construção da actual Sé da Guarda remonta aos finais do século XIV (1390), já no reinado de João I de Portugal. As obras arrastaram-se lentamente e só no reinado de D. João III seriam concluídas, já em pleno século XVI (1540), sendo por isso um dos monumentos portugueses dos últimos tempos do gótico, com evidências claras da influência manuelina." - in: wikipédia

A Guarda é a cidade mais alta do país, está a 1056 metros de altitute e é precisamente a esta altitude que se encontra a Torre de Menagem. Esta Torre, de estilo românico-gótico, foi construída em 1290, no reinado de D. Afonso II.

Para além da Torre de Menagem, existe ainda na cidade, a Torre dos Ferreiros, alguns panos de muralha e estas duas portas. Durante o século XIX, com o crescimento da cidade, começaram a ser demolidas parte das muralhas do castelo, com a explosão das rochas que lhes serviam de alicerce para a abertura de ruas e a construção de edificações.

Finalmente e apesar de haver mais coisas para mostrar, termino com este postal da Parque Municipal. Passei aqui muitos momentos quando andava a estudar porque parque fica mesmo ao lado do liceu onde estudei. Nos invernos mais frios a água do lago chega a congelar e alguns mais destemidos, chegam mesmo a andar de cima do gelo. No verão, costumam realizar-se aqui alguns concertos, este ano vi lá os Santos e Pecadores, durante as festas da cidade.
Parabéns Guarda :D

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

RR Portugal x Portugal - Grupo 63

Participei em mais um RR Portugal x Portugal e hoje recebi o último postal.

Este é um postal da Fonte dos Amores na Quinta das Lágrima em Coimbra, enviado pela Raquel "kel".
" A Quinta das Lágrimas, situada na margem esquerda do Mondego em Coimbra e cuja origem se perde nos séculos, foi o cenário dos amores proibidos do príncipe D. Pedro e Inês de Castro, uma fidalga castelhana que servia de dama de companhia a sua mulher D. Constança.
Diz a lenda que foi na Quinta das Lágrimas que D. Inês chorou pela última vez, enquanto era trespassada pelos punhais dos fidalgos a quem o rei Afonso IV ordenara a sua morte. As lágrimas então derramadas inspiraram Luís de Camões a criar o nome de Fonte das Lágrimas e muitos outros escritores a consagrar o amor eterno de Pedro e Inês." - in
wikipédia

Este postal da Ponte 25 de Abril e com 1 selo também da ponte, foi enviado pela Ana "ninocas". Como já falei da ponte e ali pelo meio aparece o Aqueduto das Águas Livres, falemos então do aqueduto.
"O Aqueduto das Águas Livres é um complexo sistema de captação, adução e distribuição de água à cidade de Lisboa. O Aqueduto foi construído durante o reinado de D. João V, com origem na nascente das Águas Livres, em Belas, e foi sendo progressivamente reforçado e ampliado ao longo do século XIX. Resistiu incólume ao Terramoto de 1755.O projecto foi custeado com a receita de uma taxa sobre a carne, o vinho, o azeite e outros produtos alimentares. Apesar de só ter sido concluído no século XIX, em 1748 já atendia a função de fornecer água à cidade.

O caminho público por cima do aqueduto, esteve fechado desde 1853, em parte devido aos crimes praticados por Diogo Alves, um criminoso que lançava as suas vítimas do alto dos arcos depois de as roubar, simulando um suicídio, e que foi o último decapitado da História de Portugal.
O aqueduto manteve-se em funcionamento até 1968, tendo sido definitivamente desactivado pela EPAL em 1974. Actualmente é possível fazer um passeio guiado pela arcaria do vale de Alcântara. Também é possível, ocasionalmente, visitar o reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras, o Reservatório da Patriarcal e troços do aqueduto geral na região de Belas e Caneças." in:
wikipédia

Para terminar temos um postal do Castelo de Moura, no distrito de Beja, enviado pela Helena "leninha".
"No ponto alto da cidade de Moura encontra-se o que ainda resta do castelo do século XIII, cuja origem terá sido um castro construído na Idade do Ferro, sucessivamente ocupado pelos Romanos, pelos Visigodos e pelos Muçulmanos.
Durante a Guerra de Sucessão da Espanha, fizeram-se explodir as muralhas de Moura (danificando parte da Torre da Salúquia), sofrendo posteriormente graves danos com o grande terramoto de 1755. O Castelo de Moura, incluindo as ruínas do Convento das freiras Dominicanas e Igreja anexa encontram-se classificados como Imóvel de Interesse Público, tendo sofrido obras de restauro, manutenção, valorização paisagística e pesquisas arqueológicas desde os anos 80 do século XX, albergando agora um Museu de Armaria na Torre de Menagem e um Museu de Arqueologia no edifício do Convento." - in
: http://www.guiadacidade.pt/portugal/index.php?lg=pt&G=monumentos.ver&artid=16576&distritoid=02

Berlin - Alemanha

Hoje recebi 1 postal de Berlin mas como não o queria postar sozinho, fui procurar outro postal que já cá tinha há algum tempo.

Este foi o que recebi hoje e foi enviado pelo Klaus "barbarossa". No postal podem ver-se as Portas de Bradenburgo, o edifício do Parlamento alemão, uma vista geral da cidade com a Torre de TV, a Praça Gendarmenmarkt, a Potsdamer Platz e o Palácio de Charlottenburg.

Este foi enviado pela Michaela "michaela0707". Aqui também se podem ver as Portas de Bradenburgo e para além disso, o Debis-Zentrale (não faço ideia de que edifício se trata), mais uma vista da cidade, uma escultura com a Igreja Kaiser Wilhelm ao fundo e o edifício da Nova Guarda.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Assis - Itália

Para começar a semana, hoje recebi um postal de Itália que é um local unesco novo. O postal foi enviado pelo Federico "fedow" e mostra a Basílica de São Francisco de Assis em Assis.

"Assis é uma cidade e sé episcopal no flanco ocidental do Monte Subasio, na região da Umbria, província de Perugia. É famosa por ter sido o local de nascimento de São Francisco de Assis, que aí fundou a Ordem dos Franciscanos em 1208, e de Santa Clara de Assis, fundadora da Ordem das Clarissas.

A Basílica de São Francisco de Assis é a igreja-mãe da Ordem Franciscana e um Património da Humanidade desde 2000.
A construção da basílica começou logo após a canonização de São Francisco de Assis em 1228. Simone di Pucciarello doou o local para a igreja, uma colina a oeste da cidade de Assis, conhecida como Colina do Inferno (onde os criminosos eram mortos). Hoje, o local é conhecido como Colina do Paraíso. A pedra fundamental foi posta pelo Papa Gregório IX, em 17 de Julho de 1228. A basílica inferior foi terminada em 1230. No dia de Pentecostes, em 25 de Maio de 1230, o corpo de São Francisco de Assis foi trazido para o local. A construção da basílica superior começou logo após 1239 e foi finalizada em 1253. Sua arquitectura é uma síntese do Românico e do Gótico Italiano. Os Frades Franciscanos Conventuais são os gardiães dos restos mortais do Santo de Assis. Em 26 de setembro de 1997, Assis foi atingida por um terremoto e a basílica teve muitos danos, sendo fechada por dois anos para restauração." - in:
wikipédia

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Postais de aniversário

Faço anos no domingo e hoje recebi um envelope com estes postais da minha queria mana Andréa como presente de aniversário! Para ser bem, só devia abrir o envelope no domingo mas não me contigo, assim como ela não se conteve e disse que o envelope vinha a caminho. O envelope deixou de ser surpresa mas fiquei surpreendida com os postais, são todos muito bonitos. Obrigadinha mana :D

Começamos com esta vista nocturna da Boulevard Geneve (que chique) em Campos do Jordão, no estado de São Paulo. Esta localidade é conhecida como "Suiça brasileira" e é um dos principais destinos de inverno do Brasil.

Edifício do antigo posto alfândegário, na Ilha Fiscal, construído em estilo gótico em 1889. A Ilha Fiscal está situada no interior da Baía de Guanabara, fronteira ao centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. Este edífico ficou conhecido na história do Rio por ter sido o palco do famoso baile da Ilha Fiscal, a última grande festa do Império antes da proclamação da República, em Novembro de 1889.

E agora um salto até Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina.
A ponte Hercílio Luz foi construída entre 1922 e 1926 com o objectivo de ligar o continente à ilha de Santa Catarina (ligando a parte continental da capital, Florianópolis, à parte insular).
A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes penséis do mundo e a maior do Brasil.

E mais um salto para outro estado, desta vez até Canoa Quebrada no estado do Ceará, a 175 km's da capital do estado, Fortaleza.
A origem desta antiga vila de pescadores remonta ao ano de 1650. Transformou-se num ponto turístico em meados dos anos 70, por um grupo de hippies que se apaixonou pela beleza paradisíaca e a hospitalidade dos nativos que habitavam a vila. Com temperaturas à volta das 20-30º, esta parte do litoral brasileiro não conhece o inverno nem o frio e nem o mau tempo.

Para além dos postais do Brasil, a Déa também enviou estes dois da República Checa. Este aqui é da cidade de Stamberk.

E este é de Brno com várias imagens da cidade.

Natureza os EUA

2 dos 8 postais que recebi hoje. Estes são dos Estados Unidos e foram enviados pela Yvonne "floridagirl".

Estas são sequóias gigantes em Grant Grove, Parque National Kings Canyon, na Califórnia. Neste parque encontra-se a segunda maior árvore do mundo.
As sequóias são as árvores mais notáveis do reino vegetal e são os maiores seres vivos do planeta. Chegam a viver três mil anos. São originárias dos Estados Unidos. O tronco das campeãs de até 100 metros de altura pode chegar a seis metros de diâmetro. É notável também a espessura da casca, 30 centímetros em média, havendo, porém, registos de espécimes com o dobro.

Estsas são cegonhas cabeça-seca, as únicas que se podem encontram na América do Norte.
"O Parque Nacional Everglades é um parque nacional norte-americano localizado no estado da Flórida. É a o única área sub-tropical preservada da América do Norte.O parque possui uma flora tanto sub-tropical, como tropical, e é muito conhecido pela sua grande quantidade de pássaros, além dos jacarés e crocodilos. Cobre uma área de 6.105 km² e recebe cerca de um milhão de visitantes anualmente.
Em 1979, o parque Everglades foi declarado Património Mundial pela Unesco." - in:
wikipédia

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Oficiais da Holanda

2 dos 5 postais, acho eu, que recebi até hoje da Holanda.

NL - 31784. 12 vistas de Nijmegen.
Nijmegen é uma cidade no leste da Holanda, próxima da fronteira com a Alemanha. É considerada a cidade mais antiga do país e comemorou o seu 2000º aniversário em 2005. Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, Nijmegen foi invadida pelos alemães, e em 1944 foi severamente bombardeada for aviões americanos que pensavam estar a bombardear uma cidade alemã. Este bombardeamento causou sérios dados no centro da cidade e a morte de 750 pessoas.

NL - 31821.
Esta é a aldeia de Abcoude, na província de Utrecht, a 13 km's de Amesterdão.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Fotografias vs postais IV

Hoje é dia de fotos vs postais e desta vez vai ser dedicado ao Porto. O ano passado andei por lá a passear com uma amiga e obviamente comprei muitos postais e tirei muitas fotos.

"Situada bem no centro histórico do Porto, a Praça da Ribeira, junto ao Cais com o mesmo nome, é das praças mais antigas da cidade, já mencionada em cartas régias em 1389, embora com uma traça diferente da de hoje em dia. Foi nesta zona da Ribeira e na sua ligação comercial com o Rio Douro que a cidade começou o seu franco desenvolvimento e se voltou para o rio. Daqui se tinha acesso à famigerada Ponte das Barcas, onde em 1809 mais de 4 mil pessoas morreram, aquando uma investida das tropas francesas. Hoje, um baixo-relevo em bronze atesta este momento. As ruas estreitas e sinuosas, com vista para Gaia, as arcadas sombrias, casas típicas com fachadas coloridas de outros tempos, a sua arquitectura urbano-ribeirinha, rodeada de cafés e lojas fazem desta uma das principais zonas turísticas da cidade. Animação diurna e nocturna, e um cosmopolita movimento conferem ao Cais da Ribeira e a toda a zona envolvente um ambiente único de história, tradição, animação e beleza." in: http://www.guiadacidade.pt/portugal/index.php?lg=pt&G=monumentos.ver&artid=15385&distritoid=13


Nunca tinha reparado muito bem nesta foto mas agora até gosto bastante dela. Gostei das cores das casas e da vista mais panorâmica.

Gaia de um lado, Porto do outro e o Douro no meio.

Esta está um bocadito escura e tal mas escapa.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Mais unescos

Ontem passei a tarde fora de casa e à noite como tive uma amiga que veio cá passar a noite, não tive tempo nem paciência para mostrar o que recebi ontem. Recebi este unesco novo, o meu 1º da Suécia.
Com este postal, já cheguei os 200 postais de locais unesco, agora só faltam uns 600 e tal ;)


Para além de ser o meu 1º postal unesco da Suécia, é também um postal que estava nos meus favoritos. O postal foi enviado pela Merja "merjade". "O Palácio de Drottningholm é uma residência particular da Família Real Sueca, localizado em Drottningholm (significando literalmente "Ilha da Rainha"). Foi construido no final do século XVI, na ilha de Lovön, município de Ekerö, Condado de Estocolmo. Actualmente, além de ser uma das residências da Família Real da Suécia, constitui uma popular atracção turística.
O nome Drottningholm vem da construção original, um castelo de pedra construído em 1580. Em 1661 a Rainha Hedwig Eleonora de Holstein-Gottorp comprou-o e nesse mesmo ano o palácio ardeu. A reconstrução do edíficio começou em 1662.
Em 1744, o palácio foi dado como presente à princesa, depois Rainha da Suécia, Luísa Ulrica da Prússia e que o foi foi transformado de acordo com o mais sofisticado estilo rococó francês, sofrendo nítidas influências do Palácio de Versailles. Luísa também foi responsável pela construção do Teatro do Palácio de Drottningholm.
Durante a maior parte do século XIX, o palácio foi ignorado e iniciou um periodo de decadência. No reinado de Oscar I, isso mudou. Em 1907, foram realizadas grandes obras de restauração do palácio.
A atual família real da Suécia tem usado Drottningholm como sua residência principal desde 1981. A partir daí, o palácio tem sido guardado pelo Exército da Suécia da mesma forma que o Palácio Real de Estocolmo.
O palácio foi classificado como Património Mundial da UNESCO em 1991, principalmente devido ao Teatro do Palácio de Drottningholm e ao Pavilhão Chinês de Drottningholm." - in: wikipédia

domingo, 16 de novembro de 2008

Torre Eiffel - França

Apesar de já ter aqui vários postais de França e alguns de Paris, ainda não tinha nenhum com a Torre Eiffel, por isso ficam aqui os 3 que tenho. O 1º foi uma amiga que me trouxe de lá, o 2º foi dado pelo dona da papelaria onde compro alguns postais e o 3º fui eu que o comprei numa feira em Coimbra e é de 1975.
De Paris só conheço o aeroporto, por enquanto ver a Torre, só mesmo em postais.

"A Torre Eiffel é uma torre de ferro construída no Campo de Marte ao lado do Rio Sena em Paris. A torre tornou-se um ícone mundial da França é uma das mais conhecidas estruturas do mundo."

Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. O Governo da França planejou uma Exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitectónico para um monumento que seria construído no Champ-de Mars, no centro de Paris. Mais de cem designs foram submetidos ao concurso. O comité do Centenário escolheu o projecto do engenheiro Gustave Eiffel, de quem herdaria o nome, da torre com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem.

Com seus 317 metros de altura, possuía 7300 toneladas quando foi construída, sendo que actualmente deva passar das 10000, já que são abrigados restaurantes, museus, lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía na época de sua construção. Eiffel, um notável constructor de pontes, era mestre nas construções metálicas e tinha desenhado a armação da Estátua da Liberdade, erguida pouco antes no porto de Nova Iorque.

Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase que foi demolida, mas o seu valor como uma antena de transmissão de Rádio salvou-a. Os últimos vinte metros desta magnífica torre correspondem a antena de rádio que foi adicionada posteriormente.
A torre é visitada anualmente por 6,9 milhões de pessoas." - in
: wikipédia

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Castelo de Nuremberga - Alemanha

Um postal do castelo de Nuremberga enviado pela Violet "violanie59".

O Castelo Imperial de Nuremberg foi fundado em 1040 e é uma das fortificações mais importantes da Alemanha. Foi danificado durante a Segunda Guerra Mundial mas mais tarde recuperado. A pousada de juventude da cidade fica numa das 3 partes do castelo.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

RR Portugal x Portugal - Grupo 57

Tal como a semana passada, esta também só recebi postais ao fim de 3 dias. E como hoje recebi o último postal de mais este RR, aqui ficam eles para a posteridade.

Este foi o 1º que recebi e foi enviado pela Ana Cristina "daphne486" e é o meu 1º postal de Caminha. Mostra parte da muralha do Forte da Vila e um pormenor da Torre Sineira e a fachada principal da Igreja Matriz do séc. XV. A construção da igreja começou em 1488 e demorou cerca de 70 anos a ser concluída. Foi totalmente construída com granito da região.

Mais um postal de uma Ana, a "ninocas", que me enviou mais um postal da minha wishlist portuguesa.
"O castelo de Arraiolos, tem como período aceite para a sua construção, o reinado de D. Dinis, por volta de 1310, sendo doado a D. Nuno Álvares Pereira, em 1387, que também recebeu o título de Conde de Arraiolos.
No reinado de D, João IV, em plena época da Restauração da Independência, o castelo foi remodelado, mas algumas décadas depois estava ao abandono e o terramoto de 1755, completou a ruína que já apresentava.
Depois de em 1910, ser classificado como Monumento Nacional, foram executadas obras de recuperação, a cargo da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.
Situado num dos mais altos montes da região de Évora, caracteriza-se por estar envolvido por uma muralha de forma elíptica." - in
: http://www.guiadacidade.pt/portugal/index.php?G=monumentos.ver&artid=13948&distritoid=07


Este foi o postal que recebi hoje e foi enviado pela Tanea. Uma vista invulgar mas muito bonita da Ponte 25 de Abril com o Cristo Rei suspenso nas nuvens. Já agora, a imagem é uma fotografia do fotógrafo Carlos Lemos.
A construção da ponte iniciou-se em 1962 e foi inaugurada em 1966 com o nome de Ponte Salazar. Logo a seguir à Revolução de 25 de Abril de 1974, o seu nome é mudado para Ponte 25 de Abril.
A grandeza e a imponência da Ponte 25 de Abril está bem expressa no facto de, à data da sua inauguração, ser a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos EUA. Passados quarenta anos, após a sua inauguração, ocupa, agora, o 66º lugar, a nível mundial.