quinta-feira, 12 de março de 2009

Casa Lis - Salamanca

Hoje chegou este postal de Salamanca enviado pela Carla. Há uns tempos ela realizou uma lotaria e eu fui uma das vencedoras.
Já estive várias vezes em Salamanca mas nunca vi este edifício, a Casa Lis, e apesar de ter vários postais da cidade, não tinha nenhum com esta casa que é o Museu de Art Nouveau e Art Déco.

"A Casa Lis foi inaugurada como museu a 6 de Abril de 1995. O trabalho de restauro do palacete de princípios do século XIX, por parte dos arquitectos D. Javier Gómez Riesco e D. Francisco Morón é digno de ser visto, tal como acontece com os vidros realizados por D. Juan Villaplana. Mais conhecida na Província de Salamanca como a Casa Lis, este Museu Art Nouveau e Art Déco consiste em 19 colecções permanentes de artes decorativas de finais do século XIX e princípios do século XX. Tem cerca de 2500 peças, extraordinariamente bem conservadas, talvez porque a pessoa que as doou ter sido um antiquário de Salamanca, D. Manuel Ramos Andrade. Posteriormente a esta doação, o museu foi adquirindo outras peças, de forma a que a colecção se tornou de visita obrigatória.As suas colecções permanentes partilham o museu com outras muitas colecções temporárias. Mas retomando a mostra permanente, podemos apreciar as Criselefantinas, que são sempre um regalo para a vista. A colecção é composta por mais de 120 peças, onde se mistura o bronze com o marfim, de forma a criar figuras de rara beleza e extrema delicadeza, tanto no que diz respeito a detalhes como a movimentos. A Casa Lis pode gabar-se de ter a maior mostra pública, a nível mundial, de bonecas de porcelana. São mais de 300 peças de diferentes companhias de renome, tais como Jumeau, Steiner, Bru, Simon & Halbig, Kestner... a sua conservação não tem igual, tanto no que se refere aos vestidos originais da época como aos acessórios. Não podemos esquecer também a mostra de vidros de mais de 200 peças, composta por jarrões, frascos de perfumes, candeeiros, figuras de vidro translúcido e irisado... tudo obras de arte que não podemos deixar de admirar." - in: http://salamanca.costasur.com/sites/casa-lis/pt/

Sem comentários: