quarta-feira, 11 de março de 2009

Unescos do Reino Unido

Há um mesito e tal a Julia de Inglaterra, deixou um comentário no blog dizendo que tinha alguns postais da minha wishlist. E de facto tinha bastantes e eu optei por escolher postais unesco. Tinha escolhido outros 3 no caso de ela não poder enviar estes mas hoje recebi o envelope dela e fiquei agradavelmente surpreendida. Eu só tinha indicado quais os locais dos quais gostaria de ter postais e ela enviou estes 3 fantásticos postais.

"Stonehenge é um monumento megalítico da Idade do Bronze, localiza-se no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra. É uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase 50 toneladas.
Constituí-se no mais visitado e bem conhecido dos círculo de pedras britânicos, e acredita-se que foi projectado para permitir a observação de fenómenos astronómicos, nomeadamente os solstícios do Verão e do Inverno, eclipses, e outros.
Existem diversas
lendas e mitos acerca da sua construção, creditada a diversos povos da Antiguidade. Uma das opiniões mais populares associa este monumento, e outras estruturas megalíticas na Europa, aos antigos Druidas. Na realidade, os Druidas só apareceram na Grã-Bretanha após 300 a.C., mais de 1500 anos após os últimos círculos de pedra terem sido erguidos. Outros autores sugeriram que os monumentos megalíticos foram erguidos pelos Romanos, embora esta ideia seja ainda mais improvável, uma vez que os Romanos só ocuparam as Ilhas Britânicas após 43, quase 2000 anos após a construção dos círculos de pedra.
A respeito da sua forma e funções arquitectónicas, os estudiosos sugeriram que Stonehenge - especialmente seus círculos mais antigos - pretendia ser a réplica de um santuário de pedra, sendo que os de madeira eram mais comuns em épocas Neolíticas.
Segundo dados mais recentes, Stonehenge está relacionada com a existência do povoado Durrington. Este povoado formado por algumas dezenas de casas construídas entre 2600 a.C. e 2500 a.C., situado em Durrington Walls, perto de Salisbury, é considerada a maior aldeia neolítica do Reino Unido. Segundo os arqueólogos foi aí encontrada uma espécie de réplica de Stonehenge, em madeira." - in: wikipédia

"O Palácio de Bleinheim é um monumental palácio rural, situado em Woodstock. Foi construído entre 1705 e cerca de 1722.
Esta construção foi inicialmente planeada para ser oferecida por uma nação agradecida, a John Churchill, 1° Duque de Marlborough, pela sua vitória na Batalha de Blenheim (1704) contra os franceses e os bávaros, ocorrida na Alemanha durante a Guerra de Sucessão Espanhola.
Desenhado no raro e breve estilo Barroco inglês, a apreciação arquitectónica do palácio está tão dividida hoje como estava na década de 1720. Blenheim é único na sua combinação de casa da família Churchill, mausoléu e monumento nacional. O palácio também é famoso por ter sido o local de nascimento e casa ancestral do antigo primeiro-ministro, Sir Winston Churchill." - in:
wikipédia

New Lanark é uma aldeia nas margens do rio Clyde na Escócia. Foi fundada em 1785 por David Dale que aí quis construir fábricas de algodão e residências para os trabalhadores. Dale escolheu este lugar para aproveitar a energia hidráulica oferecida pelo rio. Com a direcção de Dale e mais tarde com a do seu genro Robert Owen, as fábricas prosperaram e New Lanark converteu-se num exemplo de socialismo utópico.
As fábricas de New Lanark funcionaram até 1968. Depois de um período de decadência, fundou-se em 1975 o New Lanark Conservación Trust com o obejctivos de impedir a destruição da aldeia. Hoje em dia, a maioria dos edifícios foi recuperada e a aldeia converteu-se numa atracção turística. É um dos 4 lugares da Escócia reconhecidos como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Sem comentários: