domingo, 26 de abril de 2020

Tower Bridge - Inglaterra

A Tower Bridge de Londres é uma das pontes mais reconhecidas do mundo. Seu estilo gótico vitoriano deriva de uma lei que obrigava os designers a criar uma estrutura que estivesse em harmonia com a vizinha Torre de Londres.

Os planos para a construção da ponte iniciaram por volta de 1876, quando o leste de Londres ficou extremamente lotado e uma ponte sobre o Tamisa naquela área da cidade parecia uma necessidade. No entanto foram necessário 8 anos e muitas discussões sobre o projecto, para que a construção se iniciasse. 
A ponte, projectada pelo arquitecto Horace Jones em colaboração com John Wolfe Barry, seria concluída em 1894. Cinco empreiteiros e quase 450 trabalhadores estiveram envolvidos na construção da ponte de 265 metros de comprimento. Foram necessárias 11.000 toneladas de aço para construir a estrutura. Na época, muitas pessoas não gostaram do design gótico vitoriano, mas com o tempo a ponte  tornou-se um dos símbolos mais famosos de Londres.

A proximidade do porto e sua localização em direcção ao mar, tornavam necessário que a ponte permitisse a passagem de grandes embarcações. Daí a decisão de criar uma ponte móvel que pudesse ser aberta para acomodar o tráfego de barcos. O mecanismo para abrir a ponte está oculto nas duas torres. Até 1976, quando o mecanismo foi electrificado, a energia a vapor era usada para bombear água para acumuladores hidráulicos que accionavam os motores.

Cada deck tem mais de 30 metros de largura e pode ser aberto num ângulo de 83 graus. Quando aberta, a ponte tem uma folga de quase 45 metros. Ela costumava abrir quase cinquenta vezes por dia, mas actualmente isso apenas acontece cerca de mil vezes por ano.

Sem comentários: