sexta-feira, 8 de maio de 2009

Montserrat

A minha maninha Déa já me habituou a postais bonitos mas este para além de bonito é, literalmente explosivo :) Ela sabe que gosto de vulcões e ela sabia que eu ainda não tinha postais de Montserrat, um território do Reino Unido nas Caraíbas, vai daí enviou-me este 2 em 1 ;)

"Soufrière Hills é um estratovulcão activo situado na ilha de Montserrat.
Após um longo período de dormência tornou-se novamente activo em 1995, tendo ocorrido sucessivas erupções desde então.
As erupções tornaram grande parte de Montserrat inabitável, destruindo a cidade capital da ilha, Plymouth, e levando a evacuações generalizadas e ao abandono da ilha por parte de dois terços da sua população. Quando os fluxos piroclásticos começaram a suceder-se de modo regular, Plymouth foi evacuada, e algumas semanas mais tarde um fluxo piroclástico soterrou a cidade sob uma espessura de vários metros de materiais vulcânicos. A grande erupção de 25 de Junho de 1997 provocou a morte a 23 pessoas.
A actividade turística da ilha praticamente desapareceu logo após as erupções, encontrando-se actualmente em fase de regeneração.
Desde que entrou em erupção, este vulcão tornou-se um dos vulcões mais monitorizados do mundo, com o Montserrat Volcano Observatory a efectuar medições detalhadas e reportando a sua actividade ao governo e população locais." - in:
wikipédia

Sem comentários: