segunda-feira, 20 de julho de 2009

Torre Virgem - Istambul

Hoje vou terminar com os postais e acabo em beleza com este postal de Istambul que recebi hoje, enviado pela Gokçe. Para além do postal ser muito bonito, o selo é especial, é o selo da emissão conjunta Turquia-Portugal.

A Torre Virgem em Istambul também conhecida como Torre de Leandro, situa-se numa pequena ilha no Estreito de Bosfuro. Existem várias lendas associadas à sua construção e localização, a mais popular é sobre um sultão e a sua filha. Certo dia um oráculo disse que a rapariga seria picada por uma cobra venenosa no dia do seu 18º aniversário. O sultão na tentativa de evitar tal acontecimento construiu a torre no meio do estreito para a manter afastada de terra e das cobras, protegendo-a assim até fazer 18 anos.
No dia do 18 aniversário, o pai contente por a profecia não se ter concretizado, visitou-a no torre e levou-lhe um cesto cheios de frutas exóticas. No entanto ao tirar uma fruta do cesto, a jovem princesa foi picada por uma vespa e ela acabou por morrer nos braços do pai.
E desta lenda surge o nome da torre.
Hoje em dia existe um restaurante no 1º andar da torre e um café no último.

Sem comentários: