quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Torre de Hércules - Espanha

Continuam a chegar novos postais unesco. Este o novíssimo local unesco em Espanha, Torre de Hércules, adicionado à lista em Junho passado.
O postal foi enviado pela Alba "belessita".


A Torre de Hércules localiza-se no extremo norte de um península, a 1600 metros do centro da cidade da Corunha na Galiza.
Este é o único farol romano no mundo ainda em funcionamento.
A torre farol foi construída durante os mandatos dos imperadores Trajano e Adriano, no século II na cidade de Brigantium.
Durante a Idade Média perdeu a sua função de foral e foi convertido numa fortificação. Em 1682 foi iniciado um processo de restauro que só terminou em 1791.
Há algumas lendas associadas à Torre de Hércules uma delas diz que Hércules chegou uma dia de barco àquela área de foi ali que enterrou a cabeça do gigante Gerión depois de o vencer num combate.
Outra lenda diz que Gerión, rei de Brigantium era um tirado e obrigava os seus súbditos a entregar metade dos seus bens, incluindo os seus filhos. Um dia pediram ajuda a Hércules, que o matou e enterrou, tendo construído a torre para servir de túmulo. Esta lenda está representada no escudo de Corunha.
Uma outra lenda, esta com origem irlandesa, aponta Breogam como líder do Povo Milenesiano, que colonizou a Irlanda, como construtor da torre. De acordo com esta lenda, o filho de Breogam terá avistado a Irlanda pela 1ª vez do alto da torre Hércules, nesta lenda chamada de Torre de Breogam.

Sem comentários: