domingo, 2 de agosto de 2009

X Concurso de Fotografia

Recebi mais 2 postais relativos ao concurso de fotografia. O 1º foi enviado pelo Joaquim e o 2º pela Valéria.

Este 1º postal é de um local onde eu já estive mas de onde não tinha postais. Estive no Santuário de S. Bento da Porta Aberta em 2004 quando fui acampar no Gerês com uns amigos. Antes de lá ter estado não sabia que existia tal santuário.
O santuário situa-se na Serra do Gerês no concelho de Terras de Bouro. A história do santuário data de 1640 quando foi construída a primeira ermida. Segundo consta essa ermida possuia um alpendre que tinha sempre as portas abertas, servindo de abrigo a quem passava... talvez venha daí o nome do santuário. O actual templo foi construído entre 1880-1895 e a cripta em 1998.


A Valéria enviou-me este postal de Jacinto Machado no estado de Santa Catarina.
Uma das maiores atracções desta localidade encontram-se no Parque Nacional da Serra Geral, os canions e o Canion Fortaleza é a grande vedeta.
Este desfiladeiro erodido pelo Rio da Pedra a uma profundidade de quase mil metros, possui paredes que se assemelham a fortazelas medievais, daí o seu nome. Nas paredes estão retratados os sucessivos derrames de basalto que formaram a Serra Geral. Ao percorrer este desfiladeiro é possível encontrar várias piscinas naturais, quedas de água e apreciar magníficas paisagens.

Sem comentários: