sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Monumento da Batalha das Nações

Voltei a fazer uma troca com o Detlef (lembro-me sempre do livro "Os filhos da Droga" quando vejo este nome) e mais uma vez ele enviou um postal de Leipzig, desta vez com o Monumento da Batalha das Nações.
Esta batalha ocorreu em 1813 e opôs as tropas napoleónicas e uma coligação de nações, Prússia, Rússia, Suécia e Austria.


O monumento comemora a derrota de Napoleão em Leipzig e honra os mortas de todas as nações envolvidas na batalha.
A estrutura tem 91 metros de altura e é o maior monumento da Europa.
Foi financiado inteiramente por doações de particulares e por uma lotaria. A sua construção terminou em 1913 aquando da comemoração do centenário da batalha.
Em frente ao monumento há um lago artificial rectangular que simboliza o sangue e as lágrimas derramadas durante a guerra contra Napoleão. Apesar do monumento ter um estilo nacionalista e populista, que fez com que fosse explorado pelos nazis como lugar de reunião, pois Hitler escolheu-o como lugar habitual para os seus discursos quando se encontrava em Leipzig, é na verdade uma cripta funerária, desprovista do carácter heróico e agressivo de outros monumentos semelhantes.
Durante o período comunista que governou a Alemanha Oriental, o Governo da República Democrática Alemã pensou em demolir o monumento por este representar o nacionalismo do período do Império Alemão. A decisão de manter o monumento de pé venceu uma vez que representava também uma batalha em que russo e alemães lutaram juntos contra um inimigo comum. Deste então o monumento passou a representar "A Irmandade Armada Russo-Alemã".

Sem comentários: