quarta-feira, 11 de novembro de 2009

GRUPO ESPECIAL 2 - Envelope viajante

No RR da comunidade em português há agora, para além dos grupos normais, 3 grupos para o que o que chamamos de envelopes viajantes. Este é o 1º em que participo e dos 10 postais que havia no envelope, escolhi estes 4.

"A Praça do Comércio, mais conhecida por Terreiro do Paço, é uma praça da Baixa de Lisboa situada junto ao Rio Tejo, na zona que foi o local do palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos. É uma das maiores Praças da Europa.

Em 1511, o rei D. Manuel I transferiu a sua residência do Castelo de São Jorge para este sítio junto ao rio.

Os edifícios, com arcadas que circundam a praça, albergam alguns departamentos de vários Ministérios do Governo Português, com excepção do famoso café Martinho da Arcada, o mais antigo de Lisboa, e um dos preferidos de Fernando Pessoa.

Após a Revolução de 1910 os edifícios foram pintados a cor-de-rosa republicano. Contudo, voltaram recentemente à sua cor original, o amarelo. O lado sul, com as suas duas torres quadradas, está virado para o Tejo. Essa foi sempre a entrada nobre de Lisboa e, nos degraus de mármore do Cais das Colunas, vindos do rio, desembarcam chefes de estado e outras figuras de destaque (como Isabel II de Inglaterra ou Gungunhana). Ainda é possível experimentar essa impressionante entrada em Lisboa nos cacilheiros, os barcos que ligam a cidade a Cacilhas.

No centro da praça, vê-se a estátua equestre de D. José I, erigida em 1775 por Joaquim Machado de Castro, o principal escultor português do século XVIII. No lado norte da praça, encontra-se o Arco Triunfal da Rua Augusta, é a entrada para a Baixa." - in: wikipédia

A Ponte Vasco da Gama foi inaugurada em 1998 e comemora os 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, em 1498.

A Praia do Guincho é uma praia no concelho de Cascais, distando cerca de 8 km da sede de concelho. Já na costa ocidental atlântica, é muito ventosa e dispõe de boas condições para a prática de surf, kitesurf e windsurf.

Um postal do Cabo Espichel com o farol inaugurado em 1790; a Ermida da Memória, uma capela do séc. XV e o Santuário da Nª Srª do Cabo. O Santuário está situado num penedo, desde o séc. XV, data da sua construção. O local era rodeado por casas para os romeiros, em volta da Ermida da Memória. Devido à grande afluência de peregrinos foi sofrendo obras de ampliação. O santuário de cunho arquitectónico regional setecentista, forma um monumental conjunto constituído pelo alinhamento de dois corpos de hospedarias, que enquadram a igreja, de aspecto sóbrio. Na decoração do interior é visível a utilização de mármores da Arrábida e madeira do Brasil.

Sem comentários: