quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Rio Cacheu - Guiné-Bissau

Para além dos postais de aniversário que acabei de mostrar, recebi também outros postais, também de aniverário, para a minha colecção.
Este é um postal de um país novo, Guiné-Bissau, e foi enviado pela minha querida "maninha" Déa. Foi com certeza um bela prenda de anos. Obrigada maninha :P

No postal podemos ver o rio Cacheu, também chamado de rio Farim, um dos mais extensos rios da Guiné-Bissau.
Nasce perto da fronteira norte da Guiné-Bissau com o Senegal, a norte de Contobeul, atravessando de leste para oeste as regiões de Bafatá, Oio e, finalmente, Cacheu onde se encontra com o Oceano Atlântico num estuário.
É um rio de planície, de águas vagarosas e de grande caudal na época das chuvas. É navegável a grandes navios (2.000 toneladas) em cerca de 97 km, o que faz dele uma importante via comercial para o interior da Guiné-Bissau. É navegável para embarcações mais pequenas até cerca de 200 quilómetros da foz, até Farim.
Durante a Guerra Colonial Portuguesa, o Rio Cacheu foi palco de diversas operações militares.
Em 2000, grande parte do estuário do rio foi integrado no Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu, abrangendo uma superfície total de 88.615 ha, dos quais 68% apresentam uma cobertura de mangal (tarrafes) que faz parte daquele que é considerado como sendo o maior bloco de mangal contínuo da África Ocidental.
Os vastos mangais acolhem um grande número de aves migratórias que invernam no parque. Entre os mamíferos, salientam-se os golfinhos, os hipopótamos, os manatins, as gazelas-pintadas e os macacos-verdes. Entre os répteis destacam-se os crocodilos." - in: wikipédia

Sem comentários: