quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Pueblo de Taos - EUA

Não parece mas este postal é enorme, tamanho A5. Para além de ser grande é um unesco novos dos EUA e foi enviado pela Carol "adobe".


Os Pueblos eram a moradia dos indígenas que habitavam o teritório do actual estado americano de Novo México. Eram um tipo de prédio de apartamentos, onde cada residência ficava em cima da outra. Diversos deles foram preservados e ainda podem ser visitados. As residências são feitas com tijolos de adobe castanho avermelhado e a sua estrutura pouco mudou ao longo dos tempos. Em todo o estado existem dezenas de pueblos, mas a maior parte deles infelizmente foi completamente descaracterizada pelos moradores actuais, e hoje em dia assemelham-se mais a favelas. O Pueblo mais conservado do estado fica em Taos, ao norte da cidade de Santa Fé. Foi construído por volta do ano 1450, e permanece habitado.
Os índios de Taos é uma das comunidades mais reservadas e ciosas das suas tradições. A sua identidade ancestral, a relevância histórico-arqueológia e a sua arquitectura, motivaram a inclusão deste pueblo na lista do Património Mundial da Humanidade em 1992.

Sem comentários: