segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Loreto - Itália

Para além dos postais do Yemen, do Iraque e do Afeganistão, a Chiara enviou este de Itália.

"Loreto é uma comuna italiana da região dos Marche, província de Ancona. É local célebre por ter um santuário mariano de peregrinação desde o século XIV, o Santuário da Santa Casa de Loreto.
O Santuário da Santa Casa de Loreto é um lugar de peregrinação católico, considerado o mais importante da Itália. Foi construído perto da casa onde, segundo a tradição medieval, o Arcanjo Gabriel anunciou à Virgem Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré, casa essa miraculosamente transportada por anjos.

No século III, quando Santa Helena foi a Nazaré, teria mandado construir uma igreja no local onde se encontrava a casa da Sagrada Família de Nazaré. A tradição conta também que foi nessa casa que Maria foi educada e cresceu na companhia dos seus pais, Santa Ana e São Joaquim.
No século XIII, os lugares santos cristãos foram ameaçados pelos sarracenos e a igreja construída por Santa Helena foi arrasada. A mesma sorte estaria reservada à casa de Nazaré. Segundo a lenda, Deus fez miraculosamente transportar a Santa Casa para a Croácia, para as localidades de Trsat (Tarsatica) e Rijeka (Fiume, para o Monte Rauniza, com a ajuda de anjos. Este ideia surgiu no pontificado do Papa Nicolau IV. Na casa, foi encontrada uma estátua que representava Nossa Senhora coroada e tinha o Menino Jesus ao colo. Ainda segundo a tradição, a Santa Casa foi novamente transportada pelos anjos para Itália, onde foi encontrada por uma senhora chamada Lorette em 10 de dezembro de 1294. Foi daí que provém a história de Nossa Senhora de Loreto.
A basílica é uma estrutura do gótico tardio. A espantosa fachada da igreja foi construída durante o pontificado de Sixto V, que fortificou Loreto e lhe deu os privilégios de vila (1586); a sua colossal estátua ergue-se no meio do lanço de escadas em frente. Sobre a portaria principal está uma estátua de bronze, à escala natural, da Virgem com o Menino de Girolamo Lombardo; as três soberbas portas de bronze foram feitas em finais do século XVI. A basílica como um todo é uma obra prima de colaboração que envolveu várias gerações de arquitectos e artistas." - in: wikipédia

Sem comentários: