segunda-feira, 8 de março de 2010

PT vs 3 Outros Países

Há dias resolvi participar no RR da Kel, Portugal vs 3 Outros Países e num ápice recebi os 3 postais a que tinha direito, um da Martinica, 1 da Holanda e 1 da Finlândia.


Este postal enviado pela Marion "perfecta" é especial por 2 motivos, é de um território novo e é mostra um vulcão. Ela tinha regressado há poucos dias da Martinica, leu a minha wishlist e decidiu enviar este postal com o vulcão Pelée.
"A Martinica é um departamento ultramarino insular francês nas Caraíbas, com fronteiras marítimas com a Dominica a noroeste, e com Santa Lúcia ao sul. Capital: Fort-de-France. Tem estatuto de região administrativa, assim como as outras colónias francesas (como Guadalupe, a Reunião e a Guiana Francesa). A antiga capital, Saint-Pierre, ficou mundialmente famosa após a grande erupção vulcânica de 1902 do Monte Pelée.
Monte Pelée foi o causador de uma das mais devastadoras erupções vulcânicas de que se tem conhecimento.
Sabe-se que cerca de 30 mil pessoas morreram por causa da erupção, que deu uma completa nova concepção aos estudos vulcânicos. O fluxo piroclástico, uma cinza vulcânica com cerca de 300ºC, cobriu 20 km ao longo de toda cidade de Saint Pierre seguida pela lava, de aproximados 1000 ºC. O efeito do fluxo piroclástico é tão devastador que em três minutos exterminou aquele povoado, derreteu casas, prédios. Pessoas foram encontradas queimadas, contorcidas, explodidas.
Ninguém na cidade sobreviveu, com exceção de um único homem, Ludger Cilbaris. Um detido que estava preso na solitária e, justamente por isso, se safou da morte. De facto, as várias camadas de parede que constituiam sua "cela" filtraram as partículas de magma que fazem parte do fluxo piroclástico. Ainda assim, o homem maravilhoso (como ficou conhecido), sofreu sérias queimaduras e, antes de ser encontrado, passou 4 dias de agonia, fome e medo, até ser encontrado por quatro jovens estudantes.
Este evento foi um marco nos estudos vulcânicos e sabe-se que, pela idade geológica do Monte Pelée, haverá outras erupções de iguais proporções.
Hoje, a despeito dos 30 000 habitantes de 1902, Saint Pierre, conta com apenas 5000 habitantes, que estão muitos felizes com sua actividade económica e com o turismo local. O famoso monte é monitorado regularmente. No museu da cidade ainda podem-se encontrar vários objectos que foram completamente deformados pelo efeito." - in: wikipédia

Este é um dos moinhos de Schermerhorn, uma aldeia na província da Holanda do Norte, na Holanda. O postal foi enviado pela Tiffany "tiffie" .

Hoje tivemos neve mas não deu para andar a esquiar como estes 2 do postal.
O postal foi enviado pela Nina "kaheli".

Sem comentários: