quinta-feira, 22 de abril de 2010

New Travelling RR - Grupo 100 - Cidades

Grande parte dos postais recebidos esta semana, pelo menos até hoje, são estes 5 relacionados com o grupo 100 do New Travelling RR. Os postais são de Portugal, Rússia, Islândia e Espanha.
"Fundado em 1485 pela Rainha D. Leonor, o Hospital Termal das Caldas da Rainha é o mais antigo do mundo, contando já com cinco séculos de existência. No século XV (1485) a Rainha D. Leonor funda um estabelecimento de banhos e um hospital termal, as Caldas da Rainha. Segundo reza a História, em 1484, a esposa de D. João II, ia em direcção à Batalha e, ao passar pelo sítio onde se viriam a erguer as Caldas, viu alguns pobres metidos em "prezas daquelas águas cálidas que saíam da fonte fumegando". Perante a sua curiosidade foi-lhe respondido que eram doentes de "frialdades", e que naquelas águas encontravam remédio para os seus padecimentos. D. Leonor decidiu então criar melhotes condições para os utilizadores daquelas águas. O pavilhão do Hospital Termal, construído em finais do século XIX, com as suas altas janelas, é um berlo exemplo de arquitectura termal." - in: http://www.lifecooler.com/portugal/actividades/HospitalTermalRainhaDonaLeonor

"São Petersburgo é uma cidade federal da Rússia localizada às margens do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico. Os outros nomes da cidade eram Petrogrado (1914-1924) e Leninegrado (1924–1991). É frequentemente chamada de, somente, Petersburgo e informalmente conhecida como Peter.
Fundada pelo czar Pedro, o Grande em Maio de 1703, serviu de capital do Império Russo por mais de duzentos anos (1713-1728 e 1732-1918). São Petersburgo deixou de ser a capital em 1918, após a Revolução Russa de 1917. É a segunda maior cidade da Rússia e a quarta da Europa (em território) atrás de Moscovo, Londres e Paris. A cidade possui 4,6 milhões de habitantes e mais de 6 milhões de pessoas vivem nas cercanias. São Petersburgo é um dos maiores centros culturais da Europa e um importante porto russo no Mar Báltico.2 - in: wikipédia

A Hallgrímskirkja, (literalmente, a igreja de Hallgrímur) é uma igreja situada em Reykjavík, capital da Islândia. Com 74,5 metros, é o edifício mais alto da Islândia, embora não a estrutura mais alta (sendo esta a torre de rádio de Hellisandur, de 412 metros de altura). O nome da igreja é dedicado ao poeta islândes Hallgrímus Pétursson, muito conhecido no país pelos seus hinos.
A construção da igreja durou 38 anos, desde 1948 até 1986. Situada no centro da cidade, é visível desde todas as partes da cidade e é um dos símbolos mais conhecidos de Reikjavík.

A actual Catedral de Santander (Catedral de Nossa Senhora de Assunção) está formada por duas igrejas sobrepostas de estilo gótico. A inferior foi construída no primeiro terço do século XIII e a outra nos restantes anos do mesmo século. Grande parte teve de ser reconstruída depois do grande incêndio de 1941.

O actual edifício da Câmara Municipal de Málaga passou a ser propriedade do município em Abril de1919. O edifício, obra dos arquitectos Guerrero Strachan e Manuel Rivera Vera, veio satisfazer uma dupla necessidade: por um lado fazer frente à crescente necessidade administrativa de um cidade em desenvolvimeto e, por outro, projectar uma imagem renovada, de prestígio e de progresso.
Enconstra-se no Paseo del Parque, localizando-se na principal via de comunicação, integrando-se no espaço que o acolhe como um elemento de decoração, que se traduz através das suas façadas e salões interiores.

Sem comentários: