sábado, 30 de abril de 2022

Greenwich - Inglaterra

Foi há mais de 10 anos que recebi o meu primeiro postal de Greenwich. Uns anos depois fui até lá e há uns dias recebi um oficial de lá. 

Greenwich é uma cidade no sudeste de Londress. A cidade é notável pela sua história marítima e por dar o seu nome ao Meridiano de Greenwich (0° de longitude) e à Hora Média de Greenwich.   
Em 1997, Greenwich Marítimo foi adicionado à lista de Património Mundial, pela concentração e qualidade dos edifícios de interesse histórico e arquitetónico. Estes podem ser divididos no grupo de edifícios ao longo da margem do rio, Greenwich Park e o centro da cidade georgiana e vitoriana.
 
 
GB-1519362, enviado pela Sally.
Dispostos simetricamente ao longo do rio Tamisa, o conjunto da Casa da Rainha do século XVII, parte do último Palácio Real de Greenwich, o complexo palaciano barroco do Hospital Real para Marinheiros e o Observatório Real fundado em 1675 e cercado pelo Parque Real desenhado na década de 1660 por André Le Nôtre, reflete dois séculos de mecenato real e representa um ponto alto da obra dos arquitetos Inigo Jones (1573-1652) e Christopher Wren (1632-1723), e mais amplamente a arquitetura europeia numa importante fase de sua evolução. Também simboliza o esforço artístico e científico inglês nos séculos XVII e XVIII.  
 
A Queen's House de Inigo Jones foi o primeiro edifício palladiano na Grã-Bretanha e também a inspiração direta para casas e vilas clássicas em todo o país nos dois séculos após sua construção. 
O Royal Hospital, elaborado de acordo com um plano mestre desenvolvido por Christopher Wren no final do século XVII e construído ao longo de muitas décadas por ele e outros arquitetos importantes, incluindo Nicholas Hawksmoor, está entre o grupo mais notável de edifícios barrocos da Inglaterra.
O Royal Park é uma obra-prima da aplicação de paisagismo simétrico em terrenos irregulares de André Le Nôtre. É muito amado e usado pelos moradores, bem como pelos visitantes do Observatório, Old Royal Naval College e do Museu Marítimo. 
O trabalho astronómico do Observatório Real, particularmente do cientista Robert Hooke, e de John Flamsteed, o primeiro Astrónomo Real, permitiu a medição precisa do movimento da Terra e também contribuiu para o desenvolvimento da navegação global. O Observatório é agora a linha de base para o sistema de fuso horário do mundo e para a medição da longitude ao redor do globo.

Sem comentários: