sábado, 26 de junho de 2010

Elevador de Stª Justa

No dia que cheguei de Roma não vim logo para a Guarda como seria de esperar, fiquei em Lisboa para um encontro com alguns postcrossers tugas. A Carla foi buscar-me ao aeroporto, depois fomos almoçar com a Joaninha, entretanto apareceram a Susana e a Paula e lá fomos dar uma volta por Lisboa. Algures em Lisboa a Ana e o Ricardo juntaram-se a nós e lá andámos nós, quais manjericos, a festejar o St. António.
O melhor da noite, o bife na Trindade. O pior da noite, apertões, encontrões e sangria entornada na roupa.


"O Elevador de Santa Justa, também conhecido como Elevador do Carmo, liga a Rua do Ouro e a Rua do Carmo ao Largo do Carmo e constitui-se num dos monumentos mais interessantes da Baixa, centro histórico lisboeta. Os passageiros podem subir ou descer pelo elevador dentro de duas elegantes cabinas de madeira com acessórios de latão.
A estrutura em estilo neogótico foi construída na viragem do século XIX para o XX pelo engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard.
As obras do Elevador de Santa Justa ter-se-ão iniciado em 1898 e a sua inauguração deu-se a 10 de Julho de 1902 tendo, na altura, sido apelidado de Ascensor Ouro-Carmo. Nos primeiros anos do seu funcionamento era movido a vapor, passando a 6 de Novembro de 1907 a ser accionado por energia eléctrica. A diferença de nível entre o piso da estação inferior (Rua de Santa Justa, na Baixa) e o da superior (Rua do Carmo) é de trinta metros.
Para a época (final do século XIX) foi considerada uma obra arrojada, atendendo ao desnível vencido, materiais utilizados e viadutos construídos, que possibilitaram os acessos à estação superior do Carmo. Hoje é uma das edificações mais visitadas em Lisboa não apenas por portugueses mas, fundamentalmente, por turistas estrangeiros que procuram recordar ambientes passados (madeiras e latão) e processos mecânicos de transporte. As vistas do piso superior sobre a cidade de Lisboa são deveras impressionantes.
O dramático incêndio que destruiu alguns dos edifícios da zona comercial do Chiado em 1988 não afectou este elevador." - in: wikipédia

Sem comentários: