domingo, 2 de dezembro de 2018

Farol de Stª Marta

Não é nada habitual receber postais oficiais de Portugal, até hoje, só recebi 11. O último que recebi chegou a semana passada, no dia dos meus anos. Foi sem dúvida, um bela surpresa de aniversário. Hoje junto aqui o postal enviado pela Ana ao postal que a Susana me enviou há 10 anos. 

PT-603203, enviado pela Ana Serôdio.
O Farol de Santa Marta localiza-se no Forte com o mesmo nome, na Ponta do Salmôdo, na encantadora vila de Cascais 
Transformado em unidade museológica a partir de 2006, este Farol-Museu integra o perímetro cultural constituído pela Cidadela, Museu Condes de Castro Guimarães, Centro Cultural de Cascais, Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, Museu do Mar e Casa Henrique Sommer. 
O Forte de Santa Marta foi provavelmente construído após a Restauração da Independência de Portugal no século XVII, tendo sido apenas edificado o Farol em 1868, e ampliado em 1936, passando a ser automatizado já nos anos 80. 

Com o objectivo de promover a requalificação e conversão do Forte e Farol de Santa Marta em espaço de cultura e lazer, conquanto mantendo as suas funções de sinalização costeira, foi projectado o espaço Museológico, por Francisco Aires Mateus e Manuel Aires Mateus e o programa museológico por Joaquim Boiça. 
O Museu pretende uma abordagem geral sobre os faróis e os faróis de Portugal, e aborda mais concretamente o forte e o farol de Santa Marta e os faróis e as ajudas à navegação em Cascais e na barra do Tejo. O Museu chama também a atenção para o Faroleiro, e as suas artes e ofícios. - in: https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-farol-museu-santa-marta-16059

Sem comentários: