segunda-feira, 21 de junho de 2010

Hrodna - Bielorrússia

Este postal da Bielorrúsia resultou de uma troca com a Helena "helka". Ela queria um dos meus postais e eu escolhi este em troca.

Hrodna é a terceira maior cidade da Bielorrúsia, com cerca de 317 mil habitantes. Está localizada próxima da fronteira com a Polónia e a Lituânia e a cerca de 300 km's da capital Minsk.




"A mais antiga estrutura existente em Hrodna é a igreja Kolozhskaya de São Boris e São Gleb. É o único monumento que restou da antiga arquitetura da Ruténia Negra, que difere das outras igrejas ortodoxas pelo uso de pedras facetadas policromadas de azul, verde ou tons de vermelho, dispostas para formarem cruzes ou outros símbolos nas paredes.
Como a nave central nunca foi pintada, o interior foi coberto com inúmeras estruturas cônicas embutidas, que normalmente são utilizadas nas igrejas ortodoxas orientais como ressonadores, mas neste caso foram usadas para produzirem efeitos decorativos. A igreja foi construída antes de 1183 e permaneceu intacta até 1853, quando a parede sul desabou." - in: wikipédia

Sem comentários: