domingo, 20 de março de 2022

Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe - Espanha

O Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe é um excelente testemunho de quatro séculos de arquitetura religiosa espanhola. Simboliza dois eventos significativos na história mundial ocorridos em 1492: a Reconquista da Península Ibérica pelos Reis Católicos e a chegada de Cristóvão Colombo às Américas. Sua famosa estátua da Virgem tornou-se um poderoso símbolo da cristianização de grande parte do Novo Mundo.
 

"O Real Mosteiro de Santa Maria de Guadalupe é um mosteiro situado em Guadalupe, na província de Caáceres, Espanha. Mistura os estilos gótico, mudéjar, renascentista, barroco e neoclássico, dos séculos XIII ao XVIII. 
Foi declarado Património da Humanidade em 1993.
O edifício fica no local onde a Virgem Maria apareceu a um pastor. O complexo do mosteiro tem quatro partes: o templo-basílica, o edifício do auditório, o claustro mudéjar e o claustro gótico. 
É de estilo gótico-mudéjar e é ladeado por oito torres, das quais se destacam as torres de Santa Ana e da Portería.
 

O retábulo do altar-mor é extremamente bonito e é feito de madeira. O sacrário do altar-mor era originalmente uma escrivaninha que pertenceu a Filipe II no século XVI. As bancadas do coro, do século XVIII, são compostas por duas camadas e estão muito bem desenhadas. A sacristia é profusamente decorada. A capela de San Jerónimo abriga uma das obras mais importantes de Zurbarán, “A Apoteose de São Jerônimo”. 
Também abriga o Museu do Bordado, uma importante coleção de livros iluminados e outra coleção de pinturas de Zurbarán. - in: https://www.spain.info

Sem comentários: