quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Castelo Mikhailovsky - S. Petersburgo

E ainda outro favorito.
Visto de cima, este edifício em São Petersburgo, Rússia, é mesmo bonito. Já há imenso tempo que o tenho como favorito e agora chegou graças à Olya "reddew".
"O Castelo Mikhailovsky, também chamado de Castelo de São Miguel ou Castelo do Engenheiro, é uma antigo palácio Real russo, situado no centro histórico de São Petersburgo.
O Castelo Mikhailovsky foi construído como residência para o Imperador Paulo I, pelos arquitectos Vincenzo Brenna e Vasili Bazhenov, entre 1797 e 1801. O palácio tem uma aparência diferente em cada um dos lados, uma vez que os arquitectos usaram os motivos de vários estilos arquitectónicos, tais como o Classicismo francês, o Renascimento italiano e o Gótico.


Com receio das intrigas e das conspirações de assassinato, o Imperador Paulo I não gostava do Palácio de Inverno, onde nunca se sentiu seguro. Devido ao seu interese pessoal pelos cavaleiros medievais e ao seu medo constante de ser assassinado, a nova residência Real foi construída como um castelo, com torres redondas nos cantos, no qual estava localizado um pequeno pátio octogonal. O castelo foi rodeado pelas águas dos rios Moika e Fontanka e ainda por dois canais artificiais (o Canal da Igreja e o Canal de Domingo), o que transformava a área do palácio numa ilha artificial só acessível através de pontes levadiças.
Ironicamente, Paulo I foi assassinado apenas 40 noites depois de se mudar para o recém construído palácio. Foi morto no seu próprio quarto, no dia 12 de Março de 1801, por um grupo de oficiais dispensados liderados pelo Geranl Bennigsen. Os conspiradores levaram-no à força até uma mesa e tentaram compeli-lo a assinar a sua abdicação. Paulo ofereceu alguma resistência e um dos oficiais golpeou-o com uma espada, sendo então estrangulado e pisado até à morte. Foi sucedido pelo seu filho, o Imperador Alexandre I, que na verdade estava no palácio e a quem o General Nicholas Zubov, um dos assassinos, anunciou a sua acessão.
Depois da morte de Paulo I, a Família Imperial regressou ao Palácio de Inverno; o Castelo Mikhailovsky foi abandonado e, em 1819, foi cedido à Grande Escola de Engenharia do exército russo (mais tarde tornou-se na Academia de Engenharia Nikolayevskaya). Desde então, o edifício tem sido chamado de "Castelo do Engenheiro". Entre 1838 e 1843, o escritor russo Fiódor Dostoiévski estudou como cadete na Grande Escola de Engenharia.
No início da década de 1990, o Castelo Mikhailovsky tornou-se num ramo do Museu Russo, acolhendo actualmente a sua Galeria de Retratos, a qual apresenta retratos oficiais dos Imperadores e Imperatrizes da Rússia, de vários dignitários e de celebridades, entre o final do século XVII e do século XX." - in: wikipédia

Sem comentários: