domingo, 5 de setembro de 2010

CN-243560

Agora segue-se um postal oficial da China que mostra como as crianças chinesas celebram o Ana Novo Chinês, mais conhecido na China como Festival da Primavera.


CN-243560, enviado pelo(a) Wu.
"A origem do Ano Novo Chinês é tão longínqua que se tornou impossível determinar a data exacta do início da sua celebração. As brumas que envolvem o Ano Novo Chinês, aliadas à diversidade cultural existente no país, deram azo a que inúmeras lendas surgissem quanto à origem das suas celebrações. O consenso existe, no entanto, relativamente a certos elementos:
- A palavra Nian (que em chinês moderno significa Ano), começou por ser o nome de um monstro que, nas várias lendas, se alimentava de pessoas antes do início de cada ano;
- O encarnado e o dourado, cores que são tradicionalmente associadas às celebrações do Ano Novo, foram as cores usadas pelo Deus Imortal que venceu o monstro;
- Os bilhetes e decorações festivas encarnados ainda hoje usados nas celebrações, assim como o fogo de artifício, constituíam a forma das pessoas afugentarem os monstros (principalmente Nian), conseguindo, desta forma, a paz, tal como tinha sido sugerido pelo Deus." - in:
http://comezainas.clix.pt/temas/anochines/

Sem comentários: