quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Postais TVI

Para quem não sabe, segunda-feira da semana passada, o postcrossing foi tema de conversa no Você na TV, programa das manhãs da TVI. 2 postcrossers, o José "pilotone" e o Luís "ludovico" foram ao programa falar do site e da troca de postais. No final da conversa foram oferecidos a cada um deles 1000 postais, ou melhor, 1040 postais. O José decidiu emviar 5 desses postais a algumas pessoas do forum e eu fui uma dessas pessoas. Recebi estes postais.

Neste postal estão imagens de vários locais de Portugal, a saber: Aveiro, Costa Nova, Costa de Prata, Peniche, Porto, Lisboa, Douro, Algarve, Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Coimbra.


Ponte de Lima é a vila mais antiga de Portugal. Já lá estive.

"A Ponte sobre o Rio Lima em Ponte de Lima é uma autêntica obra de arte que mistura o estilo medieval e romano, classificada como munumento nacional.

A ponte tem dois troços distintos, um romano e outro medieval. A ponte romana terá sido construída no séc. I, altura da construção da via iniciada por Augusto e que passa sobre a ponte.

D. Pedro I aquando das obras de fortificação terá mandado reconstruir a “ponte medieval” de características góticas, que terá, muito provavelmente, sido concluída em 1370. Todavia o calcetamento e a colocação dos merlões datam de 1504, reinado de D. Manuel.

Os seus múltiplos arcos, quer de características romanas ou medievais, dão à ponte um aspecto único. Assente em sete arcos de volta perfeita, parte do tabuleiro romano encontra-se soterrado onde hoje é a igreja de Santo António.

A ponte gótica é constituída por 17 arco, estando dois deles soterrados pela praça de Camões e um outro foi destruído aquando das invasões napoleónica, em 1809." - in: http://trilhos.wordpress.com/2007/09/19/ponte-sobre-o-rio-lima-monumento-nacional/


Andei uma vez por Arcos de Valdevez e tenho pena de não ter visto mais da vila. Neste postal está a Igreja do Espírito Santo, cuja construção se iniciou em 1647, tendo as obras prolongado-se ao longo do século XVII.
Nos inícios do século XIX foi levantada a actual fachada em estilo neoclássico.
O interior, com uma só nave, é decorado com um riquíssimo conjunto de talha barroca. A torre sineira foi construída entre 1724 e 1727.

Em Vieira de Leiria também já estive mas não vi grande coisa. Quem lá costuma ir lá no verão é o meu irmão.
"Num purificante percurso através de uma vasta área de pinhal, encontramos a Praia da Vieira. Uma antiga praia de pescadores, que enfeitam o areal com as suas redes e com as suas embarcações tradicionais.
A Praia da Vieira é ainda hoje uma excelente estância turística e de veraneio, com óptimas condições para acolher os seus vistantes.
Para além de um simpático areal onde predominam as cores garridas dos toldos, temos outras infra-estruturas, como bares e esplanadas que se debruçam sobre a areia.
Uma fantástica marginal de calçada à portuguesa também serve de moldura à praia que conta ainda com uma considerável área de estacionamento." - in:
http://www.guiadacidade.pt/portugal/?lg=pt&G=monumentos.ver&artid=14446&distritoid=10&urltitle=praia-da-vieira

Por último, um postal da Costa Nova com os tradicionais barcos moliceiros.
Os moliceiros são barcos que circulam na Ria de Aveiro. Originalmente eram usados para a apanha do moliço, mas actualmente mais usados para fins turísticos.
"De entre os barcos típicos da região, o moliceiro é considerado o mais elegante; apesar da decoração colorida e humorística, é um barco de trabalho para a apanha do moliço, o qual era a principal fonte de adubagem nas terras agrícolas de Aveiro.
São barcos de borda baixa para facilitar o carregamento do moliço. Os moliceiros têm uma proa e uma ré muito elegantes que normalmente estão decorados com pinturas que ridicularizam situações do dia a dia. O comprimento total é cerca de 50 metros, a largura de boca 2,50 metros. Navega em pouca altura de água. É construído em madeira de pinheiro." - in: wikipédia

Sem comentários: