quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Unescos da China

A semana começou com este 3 novos unescos da China e com estes passei a ter metade dos locais chineses, ou seja, de 40 locais classificados tenho 20. Estes são: Carste do Sul da China, Fujian Tulou e Palácio de Verão e foram enviados pelo(a) "nuomidai".

Antes de escrever sobre este postal do Carste do Sul da China, tive de entender 1º é o que é carste e carste é um tipo de relevo geológico caracterizado pela corrosão das rochas, que leva ao aparecimento de uma série de características físicas, tais como cavernas, vales secos, rios subterrâneos, entre outros. Este tipo de relevo ocorre principalmente em terrenos constituídos de rocha calcária.
O este carste na China "estende-se por uma região de meio milhão de quilómetros quadrados, sendo que a maior parte desta está nas províncias de Yunnan, Guizhou e Guangxi. Representa um dos mais espectaculares exemplos no mundo de paisagem de carste. É também conhecido pela grande biodiversiadade que aí se encontra." - in: wikipédia

O Carste do Sul da China é Património Mundial desde 2007.

Fujian Tulou é um tipo de construção à base de taipas característica dos hakka e outros povos nas regiões montanhosas do sudoeste da região de Fijuan, China. Os edifícios deste tipo de construção foram construídos, na sua maior parte, entre os séculos XII e XX.
Un "tulou" é normalmente um recinto fechado, rectangular ou circular, com uma parede de terra muito grossa que suporta o peso e a estrutura de madeira. Têm entre 3 a 5 pisos e podem albergar cerca de 80 famílias. Estes edifícios de terra têm geralmente só um acesso que se faz por portas de madeira com cerca de 13 cêntimetros de espessura e reforçadas com uma chapa de ferro.
Este lugar Património Mundial da Humanidade desde 2008 incluiu 46 lugares, entre eles o tulou de Gaobei, que se pode ver no postal, na aldeia de Gaotou. Foi construído em 1709 e tem 288 quartos, 72 em cada piso.

"O Yiheyuan também conhecido como Palácio de Verão, é um palácio localizado em Pequim, China. "Yiheyuan" significa literalmente "Jardim da Harmonia Cultivada".
O Yiheyuan é dominado principalmente pela Colina da Longevidade (60m de altura) e pelo Lago Kunming. Cobre uma área de 2,9 km2, três quartos dos quais são de água. O central Lago Kunming, que se estende por uma área de 2,2 km2, é totalmente artificial, tendo o solo escavado servido para construir a Colina da Longevidade. Nos seus compactos 70.000 m2 de espaço construído encontra-se uma variedade de palácios, jardins e outras estruturas de arquitectura clássica.
O Palácio de Verão teve início como o Jardim das Ondas Claras em 1750. Os artesãos reproduziram estilos de arquitectura de jardim de vários palácios da China. O Lago Kunming foi criado através da ampliação de um corpo de água já existente, para imitar o Lago Oeste em Hangzhou.
Em Dezembro de 1998, a Unesco incluíu o Palácio de Verão na sua Lista de Património Mundial." - in:
wikipédia
No postal está o Pagode do Insenso Budista que se situa na encosta sul da Colina da Longevidade, erguendo-se sobre uma base de pedra com 20 metros de altura. O próprio edifício tem uma altura de 41 metros e possui três andares.

Sem comentários: