sábado, 11 de setembro de 2010

Unescos da....... Etiópia

Sim, são mesmo postais de locais unesco da Etiópia. Esta foi uma troca com o Pavel da Rep. Checa que me enviou uma mensagem através do site oficial dizendo que tinha postais da Etiópia e da Tanzânia para trocar. Confesso que tinha umas certas dúvidas em relação à troca mas ainda assim arrisquei e mesmo correndo o risco de ficar sem 8 postais, decidi aceitar a troca, que felizmente correu bem. Os postais chegaram há dias e junto com 8 postais da Etiópia, de 3 locais diferentes, veio também um da Tanzânia.
Para além de acrescentar 4 locais novos à colecção unesco, acrescentei também 2 países novos na minha lista de países.

Esta é a Igreja Beta Giyorgis, ou em português, Igreja de São Jorge, uma das igrejas escavadas na rocha de Lalibela, Património Mundial da Humanidade desde 1978. Situam-se a 640 km ao norte da capital, Adis Abeba e a 1.500 m de altitude.
"Onze igrejas e um mosteiro, além de vários sepulcros e outros lugares sagrados formam uma cidade labiríntica escavada no subsolo. Cada um destes templos foi talhado na rocha da montanha, como se fossem esculturas. O templo de São Jorge, um monólito em forma de cruz grega, é o principal.
No século XII, o rei Lalibela apresentou-se como herdeiro da dinastia Salomónica — estirpe dinástica criada por Menelik I, filho do rei Salomão e da rainha de Sabá — e ordenou a escavação de vários templos na rocha vulcânica a muitos metros de profundidade, dando início às construções do local." - in: wikipédia
Uma curiosidade, o 1º europeu a ver estas igrejas foi um português, o explorador Pêro da Covilhã!!

Estas são as estelas de Tiya, que se encontram na lista da Unesco desde 1980 sob o nome de "Sítio Arqueológico de Tiya".
"Tiya é o mais importante de entre aproximadamente 160 locais arqueológicos descobertos até agora na região de Soddo, a sul de Adis Abeba, Etiópia. O local contem 36 monumentos, incluindo 32 estelas esculpidas cobertas com símbolos, dos quais a maioria são difíceis de decifrar. São os restos de uma cultura etíope antiga cuja a idade ainda não é determinada." - in: wikipédia

O 3º local é a Cidade Histórica Fortificada de Harar Jugol. Neste postal pode ver-se a entrada de uma das muitas mesquitas da cidade.
"Harar Jugol foi inscrita em 2006 como Património Mundial da Unesco. É considerada "a quarta cidade santa do islão", com 82 mesquitas, três das quais datam do século X, e 102 santuários. No entanto, a mais extraordinária parte do património da cidade são os interiores das casas da cidade. O impacto das culturas africana e islâmica no desenvolvimento da arquitectura dos edifícios da cidade e no seu planeamento urbano tornaram-a única.
Localiza-se na parte este da Etiópia, rodeada por desertos e savanas. As muralhas que rodeiam esta cidade sagrada foram construídas entre os séculos XIII e XVI." - in: wikipédia

Estes foram os outros postais que o Pavel enviou, todos de Harar com excepção do que está mais à direita, que é de Tiya.

Sem comentários: