sábado, 13 de novembro de 2010

Ainda mais Unescos

Sim, mais postais unesco. Estes foram enviados pela Marie e são da Bélgica - Complexo Museológico, Oficinas e Casa de Plantin-Moretus - e da França - Salinas Reais de Arc-et-Senans.

"O Museu Plantin-Moretus é um museu na Antuérpia, Bélgica, em honra dos famosos pintores Christoffel Plantijn e Jan Moretus. Está localziado na sua antiga residência e gráfica, a Plantin Press, no Friday Market.
A gráfica foi fundada no século XVI por Christoffel Plantijn. Após sua morte o dono passou a ser seu genro, Jan Moretus.
Em 1876 Edward Moretus vendeu a companhia à cidade de Antuérpia. Um ano depois o público podia visitar a área de convivência e de impressão. Em 2002 o museu foi inscrito no site da Unesco pela sua importância educacional, científica e cultural e a partir de 2005 foi considerado Património Mundial.
O Museu Plantin-Moretus possui uma excepcional colecção de material tipográfico. Não só é uma das casas gráficas mais velhas do mundo com suas matrizes e máquinas, como também tem uma vasta biblioteca." - in: wikipédia

As Salinas Reais de Arc-et-Senans encontram-se no bosque de Chaux perto de Besançon, no departamneto de Doubs, França.
É um importante projecto arquitectónico dos principios do Iluminismo que pretendia racionalizar os processos e edifícios industriais segundo uma ordem filosófica.
Estas salinas teniam como finalidade a produção de sal e deviam substituir as antigas salinas da região.
Os edifícios da salinas foram desenhados pelo arquitecto Claude-Nicolas Ledoux. A construção começou em 1775 durante o reinado de Luís XVI.
O complexo semicircular foi planificado para reflectir uma organização hierárquica do trabalho. Pensava-se ampliá-lo com a construção de uma cidade ideal, mas esse projecto nunca se concretizou.
Deve mencionar-se que a gabela, um imposto sobre o sal, era obrigatoriamente pago pelas pessoas com mais de 8 anos, ao comprar uma quantidade de sal, a um preço fixado pelo governo. Era um imposto muito impopular e julga-se que tenha sido uma das razões da Revolução Francesa.
Actualmente, o lugar é conservado e administrado pelo Instituto Claude-Nicolas Ledoux.
As salinas foram declaradas Património Mundial em 1982.

Sem comentários: