quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Grande Barreira de Coral

Volto a mais uma sessão com postais unesco. Recomeço com este da Grande Barreira de Coral na Austrália, enviado pela Heather.
Este lugar deve ser uma verdadeira maravilha, todas as imagens que vi de lá são fantásticas. No postal podem ver-se a Ilha Verde, o Ilhéu Upolu, o recife e o Ilhéu Michaelmas.

A Grande Barreira de Coral é o maior refcife de coral do mundo, com uma extensão de cerca de 2300 km, situada junto à costa nordeste do estado australiano de Queensland.

Apesar de ser considerada a maior construção feita por seres vivos, a Grande Barreira de Coral (GBC) não é uma estrutura única. Na realidade, é constituída por mais de 2.900 recifes de coral e 940 ilhas, independentes.
Este conjunto estende-se ao longo de cerca de 2.000 km e cobre uma área aproximada de 350.000 km2 - cerca de 3 vezes a de Portugal. É tão grande, que é possível avistá-la do espaço.
A GBC separa a linha de costa do NE australiano, do mar. Entre a GBC e a terra, estende-se uma longa lagoa de águas calmas. Durante todo o ano, as suas águas quentes e límpidas mantêm-se acima dos 21º C.
Os corais que crescem na parte da lagoa são delicados e frágeis. Os que crescem do lado exterior, exposto à acção directa das ondas e correntes, são mais robustos e resistentes.
Estima-se que a GBC se tenha começado a formar no fim da última glaciação, há cerca de 20.000 anos. Nesta zona da Austrália, o mar invadiu as regiões costeiras e o seu nível subiu quase 120 m. As condições ambientais aqui criadas, permitiram o crescimento dos primeiros corais.
Ao longo do tempo, os seus esqueletos de carbonato de cálcio sobrepuseram-se e foram cimentados por algas calcárias. De tal modo, que a extensão dos recifes foi aumentando progressivamente. Isto permitiu o estabelecimento de uma das comunidades biológicas mais ricas do planeta, análoga às florestas tropicais húmidas.
De facto, a variedade da vida aqui existente é extraordinária, incluindo mais de 400 espécies diferentes de corais, 4.000 de moluscos, 1.500 de peixes, 6 de tartarugas, 35 de aves marinhas e 23 de mamíferos marinhos.
As maiores ameaças para a GBC são os tufões, o lixiviamento (coral bleaching) e a estrela-coroa-de-espinhos (Acanthaster planci). A acção directa do homem é minima, uma vez que, nesta zona, a densidade populacional é baixa e o esforço de pescaé reduzido.
Em 1975, foi criado o Great Barrier Reef Marine Park, responsável pela supervisão da Grande Barreira de Coral. A UNESCO declarou-a Património da Humanidade em 1981. - in:
http://www.oceanario.pt/cms/1286/

Sem comentários: