terça-feira, 9 de novembro de 2010

Unescos de Marrocos

Apesar de já tem outros postais de Marrocos, ainda não tinha nenhum aqui. Ao todo tenho 5 deste país e até domingo não tinha qualquer unesco de lá. No domingo comprei um postal de Marraquexe em Madrid e na segunda chegou um postal de Fez enviado pela Celina.

Um dos lugares mais interessantes em Fez é mercado de couros e a mais velha tinturaria mundo que data de há 9 séculos atrás.

A tinturaria é composta por vários tanques cheios de tintas e vários odores líquidos. Aqui são tratadas pelas de ovelhas e cabras que mais tarde se poderão transformar em malas, casacos, spatos, chinelos e outros produtos. Todo este trabalho é manual, sem recurso a qualquer tipo de máquina. Os homens trabalham em condições extremas especialmente no verão quando têm de suportar temperaturas à volta dos 40 graus.

Os trabalhadores entram dentro dos tanques cheios de tinta, dispostos como favos de mel. Primeiro, as peles são molhadas em excrementos de pombo previamente diluídos e depois transferidos para outros tanques que contêm tintas vegetais, tais como henna, açafrão e menta. Quando este processo é concluído, as peles são levadas para os telhados da Medina para aí secarem.

A Medina de Fez está classificada como Património Mundial da Humanidade desde 1981.

Esta é a Mesquita Kasbah na Medina de Marraquexe. Foi construída em 1190.

A Medida foi fundada por volta de 1071 pelos Almorávidas e tem vários monumentos impressionantes como as Mesquitas de Koutoubia e Kasbah, jardins, portas monumentais, etc. Mais tarde surgiram mais impressionantes monumentos: o madraçal de Ben Youssef, o Palácio de Bahia, os Túmulos Saadi, várias residências monumentais e a Praça Jemaa El Fna.

Está classificada desde 1985.

Sem comentários: