quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Catedral de Tournai - Bélgica

Volto aos postais unesco porque na semana passada recebi uns quantos bem valiosos. Este da Bélgica, da Catedral de Tournai, é um RAS enviado pelo Gilles. Combinamos uma troca mas ele não enviou só o postal da troca, enviou mais 2 extras ;) e fantásticos!! Que maravilha gente assim.

A Catedral de Nossa Senhora de Tournai é um dos monumentos arquitectónicos mais importantes da Bélgica. A estrutura, localizada na região da Valónia, foi feita com pedra giz-azulada presente na região. A sua construção começou no século XII. O edifício combina três correntes arquitctónicas distintas que se sucederam através da historia: a nave corresponde ao período românico, de linhas severas e pesadas. O coro é de estilo gótico e o transepto, por sua vez, é de um estilo transitório entre ambos. Esta convergência de correntes e estilos dão ao edifício uma aparência única e deslumbrante.
Em reconhecimento do valor cultural da Catedral de Tournai, a Unesco inseriu-a na lista do Património Mundial da Humanidade em 2000.

Sem comentários: