segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Falaj em Salalah - Omã

Em época natalícia foram alguns os que quiseram desejar um feliz Natal enviado um ou mais postais. O Zé enviou 2, este de Omã e outro do Dubai.
Este é um postal de Salalah, a segunda maior cidade de Omã. Na imagem está um falaj (no plural Aflaj), ou seja, um sistema de irrigação através de uma rede de canais de distribuição de água a jusante de uma nascente.

Cinco zonas de aflaj, representando cerca de três milhares de sistemas de irrigação, estão classificados pela UNESCO. "As origens deste sistema de irrigação datam provavelmente do século VI, embora prova arqueológica sugira que já existiam sistemas precursores em 2500 a.C.
Usando a gravidade, a água é canalizada de fontes subterrâneas ou nascentes para a agricultura e usos domésticos, muitas vezes ao longo de muitos quilómetros. A justa e efectiva gestão e partilha da água em aldeias e vilas é ainda orientada pela dependência mútua, valores comunais e observações astronómicas. Numerosas torres de vigia foram construídas para observar e defender os sistemas de regadio e condução de água. Outros edifícios listados pela UNESCO são as mesquitas, casas e locais de leilão de direitos de água. O sistema encontra-se actualmente ameaçado devido ao baixo nível dos caudais provenientes dos aquíferos subterrâneos." - in: wikipedia

Sem comentários: