quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Unescos da Itália

Passo a passo a coleccção unesco vai aumentando. Graças ao Luca "diaboluke", consegui estes 2 novos unesco da Itália: Villa Romana del Casale e Centro Histórico da Cidade de Pienza.


"A Villa Romana del Casale é uma villa tardo-romana cujos restos estão situados nos arredores de Piazza Armerina, na Sicília. Faz parte, desde 1997, do Património Mundial da humanidade da UNESCO. É famosa, sobretudo, devido à excepcional colecção de mosaicos que alberga, perfeitamente conservados ao longo do tempo graças a uma capa de barro resultante duma inundação antiga.
A descoberta da villa deve-se a Gino Vinicio Gentili, que em 1950 empreendeu a exploração, seguindo as indicações dos habitantes do lugar. Baseando-se, principalmente, nos estilos dos mosaicos, o descobridor considerou que o primeiro momento da implantação da sumptuosa habitação – uma espécie de palácio rural – não seria anterior a meados do século IV. Posteriormente, o mesmo estudioso, atribuiu a villa à era tetrarca (285-305)." - in: wikipédia

Foi nesta cidade da Toscana que se aplicaram pela 1ª vez os conceitos urbanísticos do Renascimento em 1459, quando o Papa Pío II decidiu transformar a sua cidade natal e confiar a execução desta tarefa a Bernardo Rossellino. Pondo em prática os princípios do seu mestre, o arquitecto Leon Battista Alberti, construiu a Praça de Pio II, onde se encontram os palácios dos Piccolomini e dos Borgia, assim como a catedral.

Sem comentários: