quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Unescos da Síria

No início da semana passada não tinha nenhum postal da Síria, no fim da semana e num espaço de 24 horas, recebi 2 sendo um deles uma surpresa do Gilles.
O 1º postal, enviado pelo Gilles, é do Sítio Arqueológico de Palmira e o 2º é da Cidade Antiga de Damasco e foi enviado pela Doris "swissmiss".
Palmira (hoje, chamada de Tadmor) era uma antiga cidade na Síria central, localizada num oásis a cerca de 210 km a nordeste de Damasco.
A localização estratégica da cidade, aproximadamente a meio da distância que vai do
Mar Mediterrâneo até ao rio Eufrates, tornou-a num ponto de paragem obrigatório para muitas das caravanas que seguiam aí a sua rota comercial.
Este local alberga as ruínas monumentais de uma grande cidade que foi um dos centros culturais mais importantes da Antiguidade.
A arquitectura e arte de Palmira foram influenciadas por várias civilizações nos séculos I e II, fundindo as técnicas greco-romanas com as tradições artísticas locais e persas.

A Cidade Antiga de Damasco foi declarada Património Mundial da humanidade em 1979. Ocupa uma superfície de 135 hectáres e estava rodeada por uma muralha romana, de que restam os lados norte e este, e parte do lado sul.
Apesar de a cidade ainda conservar vestígios romano e bizantinos, a maior parte dos 125 edifícios e monumentos incluídos na declaração da Unesco, correspondem a arte islâmica.

Sem comentários: