segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

MY-34190

Hoje não recebi postais mas enviei muitos.
Na passada sexta-feira recebi este oficial da Malásia.

MY-34190, enviado pela Putri.
O postal mostra um macaco e o seu dono. O macaco foi usado para colher cocos.
Estes macacos são apanhados nas selvas quando ainda têm menos de 1 ano e depois são treinados durante algumas semanas para subir às árvores e apanhar os cocos.
A Putri diz que já não é tão habitual ver estes macacos a colher cocos uma vez que as árvores já não são tão altas e os homens podem subi-las facilmente.

Loreto - Itália

Para além dos postais do Yemen, do Iraque e do Afeganistão, a Chiara enviou este de Itália.

"Loreto é uma comuna italiana da região dos Marche, província de Ancona. É local célebre por ter um santuário mariano de peregrinação desde o século XIV, o Santuário da Santa Casa de Loreto.
O Santuário da Santa Casa de Loreto é um lugar de peregrinação católico, considerado o mais importante da Itália. Foi construído perto da casa onde, segundo a tradição medieval, o Arcanjo Gabriel anunciou à Virgem Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré, casa essa miraculosamente transportada por anjos.

No século III, quando Santa Helena foi a Nazaré, teria mandado construir uma igreja no local onde se encontrava a casa da Sagrada Família de Nazaré. A tradição conta também que foi nessa casa que Maria foi educada e cresceu na companhia dos seus pais, Santa Ana e São Joaquim.
No século XIII, os lugares santos cristãos foram ameaçados pelos sarracenos e a igreja construída por Santa Helena foi arrasada. A mesma sorte estaria reservada à casa de Nazaré. Segundo a lenda, Deus fez miraculosamente transportar a Santa Casa para a Croácia, para as localidades de Trsat (Tarsatica) e Rijeka (Fiume, para o Monte Rauniza, com a ajuda de anjos. Este ideia surgiu no pontificado do Papa Nicolau IV. Na casa, foi encontrada uma estátua que representava Nossa Senhora coroada e tinha o Menino Jesus ao colo. Ainda segundo a tradição, a Santa Casa foi novamente transportada pelos anjos para Itália, onde foi encontrada por uma senhora chamada Lorette em 10 de dezembro de 1294. Foi daí que provém a história de Nossa Senhora de Loreto.
A basílica é uma estrutura do gótico tardio. A espantosa fachada da igreja foi construída durante o pontificado de Sixto V, que fortificou Loreto e lhe deu os privilégios de vila (1586); a sua colossal estátua ergue-se no meio do lanço de escadas em frente. Sobre a portaria principal está uma estátua de bronze, à escala natural, da Virgem com o Menino de Girolamo Lombardo; as três soberbas portas de bronze foram feitas em finais do século XVI. A basílica como um todo é uma obra prima de colaboração que envolveu várias gerações de arquitectos e artistas." - in: wikipédia

Suq al-Wadi - Yemen

Um postal do Yemen, também país novo.

Na aldeia de Suq al-Wadi ergue-se um famoso palácio. A sua localização estratégica e as evidência da existência de um antigo poço, sugerem que o lugar foi usado como posto de vigia durante muitos séculos.
É um exemplo clássico da arquitectura iemenita e foi contruído em 1786 pelo Imã Mansour Ali Bin Mahdi Abbas. Em 1930, o Imã Yahya Hamid Al Din transformou-o na sua residência de verão.
Hoje em dia o palácio é um museu e um local bastante procurado não só por turistas mas também pelas famílias iemenitas locais.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Arábes dos Pântanos - Iraque

Mais um postal de um país novo enviado pela Chiara.

O postal mostra uma aldeia construída numa ilha artificial e habitada pelos Madan, arábes dos pântanos. Os Madan são moradores dos pântanos do Tigre-Eufrates no sul e leste do Iraque e ao longo da fronteira iraniana.
Compostos por membros de várias tribo, os Madan desenvolveram uma cultura em torno dos recursos naturais dos pântanos. Muitos dos habitantes dos pantânos foram deslocados e as zonas húmidas foram sendo destruídas durante os conflitos de 1991.

Lago Band-e-Amir - Afeganistão

Há dias recebi um envelope de Itália com 2 postais de Itália e 3 de 3 novos países. Um desses postais é este do Afeganistão. O envelope foi enviado pela Chiara.

Band-e-Amir que significa Barragem do Comandante (referência ao Comandante dos Fiéis, Iman Ali, o primeiro imã dos muçulmanos xiitas e quarto califa dos muçulmanos sunitas), refere-se a 5 lagos nas Montanhas Hindu Kush no Afeganistão Central.
Em 2008 tornou-se o primeiro parque nacional do país.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CN-161985

Oficial da China que recebi ontem.

A Ponte do Rio Yalu, também chamada de Ponte Sino-Coreana ou Ponte da Amizade China-Coreia, liga as cidades de Dandong na China e Sinuiju na Coreia do Norte.
Atravessa o Rio Yalu e serve para trafêgo pedestre, rodoviário e ferroviário. Esta ponte é uma das poucas maneiras para entrar ou sair da Coreia.
Uma pronte próxima chamada de Ponte Partida, foi construída em 1901 mas foi bombardeada e parcialmente destruída durante a Guerra da Coreia por volta de 1950. Nunca foi reconstruída e hoje em dia é uma atracção turística no lado chinês com telescópios para ver a Coreia do Norte.

Mosteiro Taktsang - Butão

O outro postal que comprei na tal loja em Zurique, foi este do Butão com o Mosteiro Takshang. Se os postal não fossem tão caros teria comprado mais para trocas, mas já fico contente por ter conseguido estes para mim.

O Butão é um pequeno e fechado reino nos Himalaias, encravado entre a China, a norte, e a Índia, a leste, sul e oeste. A sua capital é Thimphu.

Mosteiro de Taktsang é o mais famosos dos templos do Butão. Foi construído na entrada da caverna Taktsang Senge Samdup onde o santo budista Gurú Padmasambhava, também conhecido como Gurú Rinpoche, teria meditado. Esta é aliás, uma das treze cavernas espelhadas entre o Tibete e o Butão onde o Gurú terá meditado.

O nome Taktsang significa o ninho do tigre. Segundo reza a lenda o como Gurú Rinpoche milagrosamente voou até lá montado num tigre.

O mosteiro tem sete templos abertos ao público, tanto a fiéis como a turistas curiosos. O edifício sofreu vários incêndios em diferentes épocas, e o que se vê hoje em dia, é a mais recente restauração.

Existem duas opções de ascensão: alcança-se o topo simplesmente a pé ou, alternativamente, alugando uma mula.

Oásis Gaberoun - Líbia

Na última noite na Suiça, fomos a uma loja com centenas, se não milhares de postais. Foi o paraíso.... os preços é que eram um inferno. havia postais de todos os tipos e no meio de tanto postal, descobrimos postais de outros países que não a Suiça. Foi a loucura. Havia postais da Índia, do Peru, Bolívia, Myanmar, Marrocos, Chade, etc, etc.... Tanto postal de países raros. Comprei 2 for 5 francos. Este é da Líbia e mostra o Oásis Gaberoun.

O Gaberoun é um oásis com um grande lago localizado no munícipio de Sabha no Saara Líbio.
Numa das margens do lago existem as ruínas de um antigo povoado beduíno e numa outra margem, há cabanas para dormir e uma loja de souvenirs.
A água do lago é muito salgada e nadar pode ser agradável apesar das crustáceos.
A melhor altura para visitar este oásis é entre Outubro e Maio.

Liechtenstein

Só costumo ouvir falar do Liechtenstein aquando das goleadas sofridas pela equipa nacional de futebol. Agora mais do que dizer que já ouvi falar deste pequeno país, posso dizer que já lá estive. Enquanto estive na Suiça dei lá um saltinho. O principal objectivo era comprar postais e comprei alguns para a minha colecção.
Estive em Vaduz, a capital e andei um pouco pela cidade. Pena o nevoeiro mas foi um passeio engraçado.


"Liechtenstein é um minúsculo principado, um microestado, localizado no centro da Europa, encravado nos Alpes, entre a Áustria, a leste, e a Suiça a oeste. Pouco mais de 34 mil habitantes moram no principado de apenas 160 km².

Desde o século XV, goza praticamente do mesmo território e o principado é comandado pela mesma família desde 1608, quando Liechtenstein tornou-se independente do Sacro Império Romano Germânico. Por ter feito parte deste império germânico e descender directamente dele, a língua falada no país é o alemão, mas o Liechtenstein diferencia-se da Alemanha e Áustria, por ser um micro-estado, considerado um dos mais ricos do mundo, e que é constantemente citado como um local onde a prática de lavagem de dinheiro (ou branqueamento de capitais) é frequente." - in: wikipédia

"O Castelo de Vaduz é a residência oficial do príncipe do Liechtenstein. O castelo, localizado num penhasco, foi nomeado a partir de Vaduz, a capital do Liechtenstein. Originalmente, era uma fortaleza medieval, que foi expandida durante os séculos XVI e XVII. Os proprietários da época e prováveis construtores foram os condes de Werdenberg-Sargans. A fortaleza do castelo e o sua porção oeste são as partes mais antigas do complexo. Em 1712 foi adquirido pelo Príncipe de Liechtenstein." - in: wikipédia

Encontro em Zurique

Depois do mini encontro internacional com a Heidi em Coimbra, passados uns dias fui para a Suiça participar no encontro internacional de Zurique. O encontro foi só uma desculpa para ir passear. Se a viagem tivesse sido só pelo encontro, não teria valido a pena, uma vez que o encontro não foi nada de extraordinário. Foi realmente grande e internacional, 24 pessoas de 8 países diferentes e aconteceu o que eu suspeitava que pudesse acontecer. Num encontro com tanta gente foi difícil falar com todos e há pessoas que ainda hoje não sei quem são.
A viagem valeu pelos passeios e por algumas pessoas que conheci. Fiquei com vontade de voltar a alguns lugares e com saudades das casas quentinhas.


Este é o postal que enviei para mim e nele se pode ver a Grossmünster, uma igreja-mosteiro em estilo românico, que teve um papel muito importante na Reforma Protestante. Foi construída junto ao rio Limmat entre 1100 - 1220.

Os postcrossers que participaram foram:

zasa, masito, never_summer, egni, PaulaB, Jamie1972, buebemami, emuster, Seemeitli74, vre, Giorgis, azzurri, s_unn_y, nissemor, geminiscp, martinha, Joana122, MissMaple, Tjitske, oldieoma, dst121gr, zirafka105, Violanie59, dardo.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Encontros com a Heidi

Nas 2 últimas semanas de Janeiro uma postcrosser da Finlândia, a Heidi "dollart" mais o namorado, estiveram de férias em Portugal e quiseram conhecer alguns postcrossers. Eu encontrei-me com eles em Coimbra nos dias 29 e 30, mas já antes, dia 24, tiveram outro encontro em Lisboa.

Passámos 2 dias muito bons em Coimbra. Apesar de não ser de lá, fiz de guia turística e mostrei-lhes a cidade. Depois de Coimbra, ainda voltei a estar com eles aqui na Guarda :)
Em Coimbra, para além de mim, estiveram presentes o Fernando "fernandoferreira", a Ana "subtlelens", a outra Ana "piscesgirl" e a Cristina "kryx87" também conseguiu estar um pouco com eles depois de eu já ter vindo embora.

O 1º encontro da Heidi foi mesmo em Lisboa, embora tenham andado a passear por vários locais. Sei que foram ao Cabo da Roca, a Azenhas do Mar, Sintra.... Os guias turísticos dessa vez foram a Paula "geminiscp", a Ana "ninocas" e o Dudu, o Luís "ludovico" e a Joana "joana122".
Depois deste encontro com a Heidi, acho que todos ficámos com muita vontade de ir à Finlândia.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Unescos do Laos

Para além do postal da Argélia, a Verena também me deu dois postais unesco do Laos, os únicos locais classificados do país. Um desses locais é A Paisagem Cultural de Champassak.

"A Paisagem Cultural de Champassak, incluindo o complexo de templos do Wat Phou, é uma muito bem preservada paisagem planeada com mais de 1000 anos. Foi moldada para expressar a visão hindu da relação entre a natureza e a humanidade, dispondo geometricamente templos, santuários e sistemas de água, estendendo-se por cerca de 10 km. Duas cidades planeadas nas margens do Mekong fazem também parte do sítio, assim como a Montanha Phou Kao. O conjunto representa o desenvolvimento dos séculos V ao XV, devido principalmente aos Khmer." - in: wikipédia

Ghardaia - Argélia

Na Suiça consegui uns postais de países não muito fáceis de encontrar. Este da Argélia foi oferecido pela Verena "vre". Este é apenas o meu 2º postal de lá e é unesco.

Ghardaia é a cidade capital da província com o mesmo nome. Situa-se bem ao centro da Argélia e possui vários oásis. A partir do século IX foi refúgio de diversos povos, entre eles os berberes, wahabitas e árabes. Situa-se no Vale de M'Zab, considerado pela Unesco como Património da Humanidade.

Riomaggiore - Itália

A Rita mudou-se para Itália em Janeiro e não perdeu tempo a enviar-nos postais :) Este é especialmente bonito. Estas aldeias das Cinque Terre devem ser fantásticas. Tenho um outro postal de outra aldeia, Vernazza, e espero conseguir ter das 5.


Riomaggiore é uma aldeia na província de La Spezia, situada num pequeno vale na região da Liguria.
A aldeia data do início do século XIII e é conhecida pela seu caracter histórico e pelos seus vinhos.

Wachau - Áustria

Não tinha nenhum postal deste local unesco da Áustria e agora tenho 2. O 1ª postal é um oficial e o 2º trouxe-o da Suiça, oferecido por uma das participantes no encontro de Zurique.


AT-49155.

Wachau é uma região austríaca, composta por uma paisagem montanhosa atravessada pelo vale do rio Danúbio. Possui aproximadamente 30 km de comprimento, ficando compreendida entre as cidades de Melk e Krems no estado da Baixa Áustria, situado a aproximadamente 80 km de Viena. É um dos principais destinos turísticos da Áustria, sendo reconhecido como Património Mundial da Humanidade desde 2000.

A região de Wachau é reconhecida pelo cultivo de uvas e damascos, ambos usados para o fabrico de vinhos e licores.


As suas principais atracções são o Mosteiro de Melk, o centro histórico de Krems e o vilarejo de Dürnstein onde se encontram as ruínas de um castelo onde o Rei da Inglaterra Ricardo Coração de Leão foi feito prisioneiro pelo Duque Leopoldo V da Áustria durante seu retorno da Terceira Cruzada.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

FR-79982

Ontem verifiquei a caixa de correio não sei quantas vezes e quando já não tinha esperança de encontrar qualquer postal, encontrei este oficial de França.


FR-79982, enviado pela Alice.
Aix-en-Provence, é uma cidade no sul da França no departamento de Bouches-de-Rhônes, na região Provence-Alpes-Côte d'Azur, a 3o km's de Marselha.
No postal pode ver-se uma das várias fontes da cidade, esta localizada na Praça Hotel de Ville.

PH e US

Enquanto estive fora chegaram alguns postais oficiais. Estes são das Filipinas e dos EUA.


PH-13848, enviado pela Pearl.
Este postal foi feito pela Pearl e as fotos foram tiradas por um amigo dela.

US-599151, enviado pela Jeanne.
Este é um mapa do Puget Sound, um corpo de água no estado de Washington.