terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Postais da Polónia

Mais postais da Polónia enviados pelo Emerich.
A catedral de Wawel, cujo nome completo é: Basílica da catedral de São Estanislau e São Venceslau, é um santuário nacional na cidade de Cracóvia. Tem uma história com mais de 1.000 anos e era onde se coroavam os monarcas polacos.

A 1ª catedral, da qual restam poucos vestígios, foi construída antes do ano 1000. 150 anos depois foi destruída tendo sido reconstruída na primeira metade do século XII. Em 1305 foi incendiada e foi depois mais uma vez reconstruída em estilo gótico, por ordem do Rei Ladislau I o Breve. Foi o 1º rei a ser coroado e enterrado na catedral.

Hoje em dia, esta catedral é um dos monumentos históricos mais importantes da Polónia. Juntamente com todo o centro histórico de Cracóvia, está inscrita na lista do Património Mundial da Humanidade.

Foi nesta catedral que em 1946, o Papa João Paulo II celebrou a sua 1ª missa.

O centro histórico de Torun também está classificado pela Unesco como Património Mundial da Humanidade. Foi nesta cidade que nasceu Nicolau Copérnico, o astrónomo que desenvolveu a teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar.
O postal mostra a antiga câmara municipal. A sua construção iniciou-se em 1274, foi reconstruída entre 1391-1399 e ampliada no final do século XVI. Construída em estilo gótico, é uma das câmaras mais monumentais da Europa Central.

Este é o castelo de Lublin, construído no século XII. É umas das mais antigas e bem preservadas residências reais da Polónia.
Entre 1831 e 1954 serviu como prisão e desde 1957 alberga o museu da cidade.

A Basilica da Assunção da Bem-Aventura Virgem Maria, é uma igreja católica e uma abadia da Ordem de S. Benedito em Krzeszów. Foi construída entre 1728-1735 em estilo barroco.
É um dos mais conhecidos santuários da Polónia graças a uma pintura da Virgem Maria que data do século XIII. Em 1997, o Papa João Paulo II realizou uma coroação solene da pintura e no ano seguinte concedou à igreja o título de basílica.

Sem comentários: