sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Postais portugueses

Estes são 2 postais de locais onde nunca estive, Portalegre e Arouca. A Sé de Portalegre e o Mosteiro de Arouca eram 2 dos monumentos que estavam na minha lista de desejos de Portugal. A Vitória "blicas blocas" viu essa lista e ofereceu-se para enviar estes postais.

"A Sé de Portalegre forma, com o Paço Episcopal, um conjunto destacado, no centro histórico e na zona mais alta da cidade. Construída no séc. XVI, é uma igreja-salão integrada num renascimento tardio, sendo grande parte da sua decoração do séc. XVII, e alguma do XVIII. Vale, também, pela decoração interior, designadamente um conjunto de 96 pinturas sobre madeira, considerado colecção única no país, de gosto predominantemente maneirista, e algumas abordando temas dos evangelhos apócrifos." - in: http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=349838

"O Mosteiro de Arouca foi fundado no século X, em honra de São Pedro, considerado um dos mais ricos do país, pertenceu à Ordem de Cister, tem estilo classicista romano, com revestimentos de talha dourada.
A vida deste mosteiro foi marcada por D. Mafalda, filha de Sancho I, que em 1220, entra para o convento, aumentando o já influente papel do mosteiro na vida politica e administrativa da região, através de grandes doações feitas por esta rainha, que veio a ser beatificada e cujo túmulo ali se encontra.
Grandes obras são executadas no século XVI, incidindo sobretudo nos adornos dos altares e no século XVII, é ampliado o complexo monástico, que no final deste século albergava cerca de 100 freiras e 300 criadas.
No século XVIII, deflagra um incêndio, que destrói uma grande parte do convento, o que obriga a obras que se estendem por mais de 20 anos, mas em 1935, novo incêndio dei origem a novas obras de reconstrução.
O convento foi extinto em 1886, todos os seus bens passaram para a Fazenda Pública, mas o seu valioso espólio mantém-se, no Museu de Arte Sacra, ali instalado.
Tem vindo a ser alvo de obras de recuperação e restauro da responsabilidade do IPPAR. De entre o importante património do mosteiro destacam-se, esculturas de Braga Jacinto Vieira, o retábulo-mor da autoria do entalhador bracarense Luís Vieira da Cruz, ou o cadeiral, constituído por 104 assentos, ricamente entalhados." - in:
http://www.guiadacidade.pt/portugal/poi/15389/01/convento-de-arouca

Sem comentários: