sexta-feira, 25 de março de 2011

Favoritos de Espanha

O melhor de Espanha são os seus monumentos que dão bonitos postais.... :D Estes postais, enviados pela Sónia "soniasadin" são dois bons exemplos. O 1º é do Mosteiro de Yuso na comunidade de La Rioja e o 2º é de Navarra e mostra o Castelo de Javier.


Quando estive em Madrid comprei um postal deste mosteiro, só que é bem mais velhinho e não tão bonito. Comprei-o porque se tratava de um local unesco que faltava na minha colecção.

O Real Mosteiro de San Millán de Yuso situa-se na vila de San Millán de la Cogolla, na comunidade de La Rioja.

O Mosteiro de Yuso foi mandado construir em 1053 pelo rei Garcia III de Navarra, em estilo românico, como correspondia à época. Foi demolido na íntegra e reconstruído no século XVI, em estilo herreriano, dos séculos XVII e XVIII.

A história da sua fundação está ligada a uma lenda baseada num milagre de São Milhão, um jovem pastor que tornou ermitão. O santo faleceu em 574 e os seus discípulos enterram-no na sua gruta. Ali perto fundou-se o primeiro mosteiro, o de San Millán de Suso.

O rei Garcia era muito devoto de São Milhão. Depois de fundar o Mosteiro de Santa Maria a Real de Nájera, em Nájera, cidade que era Corte do reino, quis levar para ali os restos mortais do Santo. Os restos do Santo foram colocados num carro de bois e seguiram. Quando chegaram perto do rio, os bois pararam e já não quiseram voltar a andar; não houve forma de obrigá-los. O rei e toda a comitiva acharam que aquilo era um milagre, que São Milhão queria continuar enterrado naquelas terras. Foi então que o rei mandou construir o recente mosteiro, ao qual se chamou Yuso ("em baixo"), em contraposição com o de "em cima" (Suso).

Os Mosteiros de Yuso e Suso são Património Mundial da Humanidade em 1997.

O Castelo de Javier, construído no século X, localiza-se no município de Javier em Navarra, a 52 quilómetros leste de Pamplona.

Neste castelo nasceu e viveu São Francisco Xavier, filho dos senhores Javier, de onde tomou o seu apelido. Por essa razão, é o destino de uma concorrida peregrinação anual, em inícios de Março, em homenagem do santo padroeiro de Navarra, chamada popularmente de "Javierada".

1 comentário:

AndreiaG disse...

Uau! O 1º postal é simplesmente fantástico! Adorava receber um assim.

Continua o excelente trabalho.

Cumprimentos