domingo, 6 de março de 2011

Macau

Tenho uma verdadeira montanha de postais à espea que lhes dê atenção mas, entre trabalho e passeios, o tempo não tem sido muito. Estas 2 semanas prometem ser mais calmas e vou tentar mostrar a maior parte dos postais que recebi nas últimas semanas.
Estes são 4 postais de Macau que o Paulo me enviou. O 1º mostra a o Templo de A-Ma, o 2º as Portas do Cerco, o seguinte o Museu Marítimo e o último a Torre de Macau.

"O nome de Macau deriva de A-Ma-Gau ou Baía de A-Ma, datando este templo dedicado à deusa dos navegantes dos princípios do séc. XVI.
Conforme a lenda, os proprietários dos juncos recusaram a A-Ma, uma rapariga pobre, passagem para Cantão, tendo sido levada a bordo por um pobre pescador. Rebentou uma tempestade, tendo naufragado todos os barcos excepto o que transportava a rapariga. Ao chegar a Macau, a rapariga desapareceu para reaparecer como deusa, no lugar em que os pescadores construíram o Templo.
Este é constituído por recintos de oração, pavilhões e pátios espalhados pelos rochedos da encosta e pequenos jardins. À entrada existe uma grande rocha em que está gravado um junco à vela tradicional. Noutros rochedos vêem-se gravações de caracteres vermelhos com invocação aos deuses ou orações.
Três dos quatro pavihões estão dedicados a A-Ma, neles havendo algumas belas estátuas da deusa juntamente com um modelo de um junco com canhões, barcos de cobre e capelas a deuses budistas e taoístas. O altar principal é em honra de Kun Iam.
Este templo ostenta lindíssimos telhados tradicionais, oferecendo vistas panorâmicas espectaculares a partir dos jardins superiores.
O festival de A-Ma realiza-se no 23º dia do 3º mês lunar (Abril ou Maio).
No pátio da entrada são queimados panchões para afastar os espíritos maus e saudar os grupos de visitantes. Durante o fim-de-semana realizam-se também Danças dos Leões." - in: http://www.macautourism.gov.mo/pt/discovering/sightseeing_detail.php?catid=39

"Portas do Cerco é uma área no norte da Península de Macau, no seu istmo, na fronteira entre o antigo território português de Macau e a China.
O novo Posto Fronteiriço da Portas do Cerco, entre a Região Administrativa Especial de Macau e o território continental da República Popular da China, foi aberto a 15 de Janeiro de 2004.
O Arco das Portas do Cerco foi inaugurado em 1871 pelo Governo português de Macau para homenagear os feitos heróicos do Governador João Ferreira do Amaral e do Coronel Vicente Nicolau de Mesquita na defesa e promoção da soberania portuguesa em Macau.
Neste arco, estão gravados as datas do assassínio do Governador (22 de Agosto de 1849) e da batalha do Passaleão (25 de Agosto de 1849). Está também gravada o lema "A Pátria honrai, que a Pátria vos comtempla"." - in: wikipédia

"A história de Macau está íntimamente ligada ao mar, pelo que não poderia haver local melhor para o Museu Marítimo do que o Largo do Pagode da Barra, onde é venerada a deusa taoísta "A-MÁ" protectora dos pescadores, e onde, segundo a tradição, os primeiros portugueses terão aportado. O lugar chamava-se na altura "A MA Gao" (porto de A-MÁ) - de onde derivou o nome de Macau - e é precisamente aqui que hoje está o Museu Marítimo, cujo edifício lembra de forma estilizada um barco veleiro ancorado nas águas do Porto Interior.
No rés-do-chão retratam-se as tradições e o modo de vida dos pescadores de Macau e do Sul da China. De realçar ainda o chamado "Teatrinho de A-MÁ" que, de forma animada, reconta em português, cantonense, mandarim e inglês a lenda da Deusa.
Todo o primeiro piso é consagrado às Grandes Viagens das Descobertas, com especial realce para a História Marítima de Portugal e da China, pois que foi o mar que aproximou estes dois povos e civilizações.
O segundo piso é dedicado à Tecnologia Marítima e aos Transportes ilustrando como Macau tem estado ligado ao mar.
No caminho da saída os visitantes passam por uma galeria de aquários onde se pretende que conheçam o leito de um rio, as águas de um porto, um recife de corais e, por fim, o fundo do mar onde se encontram os despojos de um navio há muito naufragado.Já no exterior encontram-se em tamanho real várias peças, donde se destaca um Barco-Dragão semelhante aos usados nas festividades do "Tun Ng"." - in: http://www.macautourism.gov.mo/pt/discovering/sightseeing_detail.php?catid=37

"Inaugurada a 19 de Dezembro de 2001, a Torre de Macau tem 338 metros de altura, do cimo dos quais facilmente se disfruta todo o panorama do Delta do Rio das Pérolas. Além de torre de Observação (e de Comunicações), conta com um restaurante giratório a 216 metros. Se o desejar, pode aventurar-se a uma caminhada vertiginosa em seu redor ("skywalk")." -in:
http://www.macautourism.gov.mo/pt/discovering/sightseeing_detail.php?catid=43

Sem comentários: