sexta-feira, 11 de março de 2011

Třeboň - Rep. Checa

Mais três postais da Rep. Checa, também enviados pelo Emerich. Estes aqui são de Třeboň, uma vila histórica na região da Boémia do Sul com um centro histórico muito bem preservado .

A Praça Masaryk, é o centro desta vila medieval. Esta praça ladeada por casas barrocas e renascentistas, é uma das mais bonitas praças da região. As estruturas arquitectónicas mais significantes na praça são a Câmara Municipal que data do século XVI e uma fonte renascentista de pedra no centro da praça.
O aspecto actual da praça data do século XVI, época em que começou a florescer na área a actividade da piscicultura.

Não parece mas isto é um jazigo, o jazigo neogótico da família Schwarzenberg. É um dos monumentos arquitectónicos mais interessantes da Boémia do Sul.

A família Schwarzenberg começou a governar a região de Trebom em 1660. A ideia de construir um jazigo familar partiu de Eleanor Schwarzenberg, a mulher de Jan Adolf Schwarzenberg II. F.D. Dewortzky construiu-o entre 1874 e 1877. É um edifício Neogótico com seis lados, com uma torre e uma escadaria dubla.

Debaixo do jazigo existe um sofisticado sistema de drenagem para evitar danos causados pela água e humidade, uma vez que a parte inferior do edifício está sob a superfície do lago Svet.

A história de Trebon está intimamente ligada à piscicultura e a localidade está rodeada por um sistema único de viveiros de peixe e canais artificais. Este conjunto de viveiros e canais está na lista de candidatos a Património Mundial da Unesco.
O maior complexo de viveiros do país situa-se aqui, na Bacia de Trebon, classificada como Reserva da Biosfera pela Unesco.A maioria dos viveiros foi construída no século XVI pelos Rozmberks, uma importante família nobre. Actualmente existem 460 viveiros, que são usados para criar peixes de água doce, especialmente carpa.
Os viveiros de Trebon e a paisagem envolvente abrigam também várias espécies ameaçadas de flora e fauna.

Sem comentários: