quinta-feira, 7 de julho de 2011

Parque Nacional Alejandro de Humboldt - Cuba

Hoje não chegou nada :( espero que amanhã chegue algo e já agora que seja um Unesco. Estou à espera de 4 locais novos.

Este postal já chegou há uns dias, é de Cuba apesar de ter sido enviado da Polónia (enviado pela Sylwia) e é de um local Unesco novo, Parque Nacional Alejandro de Humboldt.



O Parque Nacional Alejandro de Humboldt é um parque nacional nas províncias cubanas de Holguín e Guantánamo. Tem o nome do cientista alemão Alexander von Humboldt que visitou a ilha em 1800-1801. A Unesco classificou-o como património Mundial em 2001.

Devido à sua complexa geologia e topografia, desenvolveu-se uma grande variedade de ecosistemas únicos na ilha, que deu origem a um dos locais de ilha tropical com maior diversidade biológica no mundo.

Muitas das rochas são tóxicas para as plantas, pelo que estas tiveram de se adaptar para sobreviver nestas condições hostis. Este processo evolutivo único desencadeou o aparecimento de muitas espécies novas. 16 das 28 formas de vegetação de Cuba encontram-se nesta região. O parque é um dos locais mais importantes no hemisfério ocidental no que diz respeito à conservação da flora endémica.

Entre as principais espécies endémicas do parque encontram-se o pica-pau de bico de marfim (quase extinto), a caturra, beija-flor, o solenodonte (mamífero insectívoro de hábitos nocturnos), a dracena, vários anfíbios, reptéis e peixes.

Sem comentários: